Inaugurado o Instituto Confúcio da Universidade de Coimbra

Novo instituto visa a melhoria do conhecimento da Medicina Tradicional Chinesa em Portugal, além do Ensino da Língua e Cultura Chinesas.

05 julho, 2016≈ 7 mins de leitura

© UC | Marta Costa

Portugal e China reuniram-se para “retomar uma ligação antiga entre a Universidade de Coimbra (UC) e a China”, afirma o Reitor da UC, João Gabriel Silva. A afirmação foi feita durante a inauguração do mais recente Instituto Confúcio em terras lusas. O Instituto Confúcio da Universidade de Coimbra pretende ser um local de forte contributo para a difusão da língua e cultura chinesas mas também quer ser um espaço de desenvolvimento da Medicina Tradicional Chinesa em Portugal.

É um novo êxito das ligações entre os dois países

A cerimónia contou com a presença de do Embaixador da China em Portugal. Cai Run sublinhou a importância do novo instituto que considera ser “um novo êxito das ligações entre os dois países”. Segundo o Embaixador da China em Portugal, este “vai fortalecer a parceria” entre Portugal e China.

Na UC, os programas de mobilidade com a China são já reconhecidos, em especial para os estudantes chineses que querem aprender a língua e cultura portuguesa. O Instituto Confúcio da UC, que conta com a parceria das universidades de Beijing International Studies University e a Zhejiang Chinese Medical University, tem como novidade o estudo da medicina tradicional chinesa, através da qualificação de profissionais portugueses nesta área.

Com o novo instituto, “vamos ter oportunidade de desenvolver estas práticas que são comprovadamente eficazes”, afirma Francisco George. De acordo com o Diretor Geral da Saúde é “tempo de trabalhar para formar médicos para praticarem a medicina tradicional”. “Espero um dia que nossos hospitais tenham a prática da medicina tradicional ao mesmo tempo que tenha a prática da medicina ocidental”, destaca. “A ideia é que os estudantes de medicina possam, após terem tirado o seu curso, tirar novas especialidades”, acrescenta João Gabriel Silva. “Não apenas as tradicionais, mas também as que estão ligadas à medicina tradicional chinesa. A acupuntura, que já existe [na UC] e que será desenvolvida, e outras que entretanto se escolherão”, revela o reitor.

Segundo o diretor-geral do Ensino Superior (DGES), João Queiroz, a inauguração do Instituto Confúcio da UC vai permitir “mais um passo” para a UC afirmar-se como “uma universidade global”.

A inauguração das instalações, localizadas no Colégio de Jesus, ocorreu a 4 de julho, às 15 horas. Com a criação do Instituto Confúcio da UC, a organização passa a contar com quatro delegações em Portugal, sendo as restantes em Aveiro, Lisboa e Minho.

Ainda no contexto da inauguração, a UC promoveu um encontro de Institutos Confúcio da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) que debateram, em conferência, sobre o ensino da língua chinesa aos falantes de português.

 

Imagens da inauguração do Instituto Confúcio da UC:

 

Reportagem de Ana Zayara, estudante de Jornalismo e Comunicação na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.

Partilhe