Viagem ao espaço na primeira pessoa

A palestra com o astronauta Pedro Duque acontece a 20 de julho pelas 15 horas

16 julho, 2015≈ 4 mins de leitura

© UC | Ana Zayara

Tem curiosidade em saber como tornar-se um astronauta? Ou descobrir como é a vida no espaço? A Escola de Verão “Como ser Astronauta” da Universidade de Coimbra (UC) tenta responder a estas e outras perguntas. O objetivo é ensinar aos estudantes do ensino secundário como ser um astronauta e conta com a presença do astronauta espanhol da Agência Espacial Europeia (ESA) Pedro Duque.

 

Portugal entrou para a Agência Espacial Europeia (European Space Agency – ESA) em 2001 e, em 2007, começou a participar nos concursos para renovação de astronautas, apesar de nenhum português ter sido selecionado ainda. O resultado despertou a atenção para a pouca preparação do país para estes concursos. Rui Silva, do Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas (LIP), foi um dos participantes e diz perceber que há uma grande “diferença entre o nível de preparação médio dos nossos candidatos e os dos outros países”. De acordo com o responsável, o acompanhamento articulado com instituições nacionais era uma grande ajuda para os candidatos. Desta forma, a Escola de Verão é uma resposta à situação: além de ensinar os estudantes, pretende também unir instituições nacionais e potenciais candidatos na preparação do primeiro astronauta português.

vai funcionar com um modelo de módulos que tentam cobrir as várias especificidades que um astronauta tem de saber

Segundo o diretor do Observatório Geofísico e Astronómico da UC, João Fernandes, a Escola de Verão vai funcionar com um “em módulos que tentam cobrir as várias especificidades que um astronauta tem de saber e, por isso, que um candidato a astronauta tem também de saber”. Assim, através do contacto com profissionais na área, como o astronauta Pedro Duque, que já participou em quatro missões no espaço, os alunos vão ter conhecimento do que é necessário para se tornarem astronautas.

A Escola de Verão está integrada mas iniciativas da Universidade de Verão da UC e está dirigida a estudantes do ensino secundário. A palestra do astronauta Pedro Duque é aberta ao público e vai ter lugar no Auditório C1 do Departamento de Física, a 20 de julho, pelas 15 horas.

Rui Silva acredita que Portugal já tem uma mais valia histórica no que diz respeito à procura de descobertas, pois segundo ele, “a nossa história dos Descobrimentos é muito inspiradora para este tipo de objetivos”. A união da curiosidade histórica com o evento “Como ser um astronauta”, leva Rui Silva a acreditar que é possível “que, um dia, possamos ter uma astronauta português”.

 

[sublimevideo settings=”youtube-id:5jqkMhZY3Tw” width=”600″ height=”338″]

 

Reportagem realizada por Ana Zayara, estagiária Projeto Imagem, Media e Comunicação da Universidade de Coimbra.

Partilhe