Académica Start UC com balanço “positivo” na 3.ª edição

Gala final de encerramento da terceira edição acontece a 28 de junho em Cernache.

27 junho, 2019≈ 3 mins de leitura

Sensibilizar, educar e formar os estudantes da Universidade de Coimbra (UC) para a inovação e o empreendedorismo é o principal objetivo da Académica Start UC – Rede de Embaixadores para o Empreendedorismo. Depois de um ano piloto e um segundo ano de consolidação, o projeto pioneiro da UC e da Associação Académica de Coimbra (AAC), com o apoio do Santander Universidade, atingiu um nível de crescimento “de excelência que nos motiva a adotar novas abordagens e apresentar linhas de ação diferenciadoras, vocacionadas a outros públicos- alvo, mas sem perder o foco no Empreendedorismo e Inovação”,  explica o Vice-Reitor da UC, Luís Simões da Silva.

Estas são, aliás, as novidades que Luís Simões da Silva revela para o futuro da iniciativa. Alargar o projeto a alunos de doutoramento e ao Ensino Secundário são objetivos que estão de acordo com os motes principais da Académica Start UC: possibilitar “a melhoria contínua não só dos nossos estudantes, mas da sociedade como um todo”, explica o Vice-Reitor da UC.

Também a AAC faz “um balanço bastante positivo” daquele que Daniel Azenha considera ser “um os maiores projetos entre a AAC e a UC”. O presidente da Direção-geral sublinha “a interdisciplinariedade” como um dos “objetivos deste ano que foi cumprido”. “Conseguimos chegar a 26 núcleos de estudantes, a 26 áreas tão distintas, e desenvolver muitas atividades de empreendedorismo”, acrescenta o dirigente estudantil.

Com um alcance de cerca de sete mil participantes nos primeiros dois anos, em 2019 “os números são muito animadores”, desvenda Daniel Azenha. “É obviamente um projeto para continuar, super sólido e muito importante”. Após 3 edições da Académica Start UC foram contabilizados 78 embaixadores formados, 105eventos realizados, quase 12.000 participantes e cerca de 600 parceiros complementares associados.

Durante a Gala de Encerramento da 3.ª edição da Académica Start UC, a 28 de junho na Quinta S. Pedro da Pousada, vão ser conhecidos os Embaixadores do Ano. Cada um dos vencedores vai receber uma viagem de duas semanas de formação intensiva na Babson College (EUA).

Marta Costa e Karine Paniza