300 anos da Biblioteca Joanina celebrados em selo

A emissão filatélica dos CTT é composta por dois selos que celebram o património cultural e arquitetónico daquela que é uma das mais belas bibliotecas do mundo.

27 setembro, 2017≈ 3 mins de leitura

Os 300 anos da Biblioteca Joanina da Universidade de Coimbra vão ser celebrados com uma emissão filatélica dos CTT. Os dois selos que constituem este lançamento especial vão entrar em circulação a 28 de setembro e serão apresentados a 25 de outubro, pelas 18 horas, na Biblioteca Joanina.

De acordo com os CTT, um dos selos desta emissão mostra diversos pormenores da Biblioteca Joanina, entre eles “a vista geral da sala 2 da biblioteca (lado norte) através de uma fotografia de Paulo Mendes; uma Bíblia Hebraica, dita “Bíblia de Abravanel”, da segunda metade do século XV; a folha 6 (salmos iniciais), parte do acervo da Biblioteca Joanina; a bíblia “atlântica” do século XII, num pormenor da folha 2 do Livro da Sabedoria; e uma carta de fidalguia manuscrita e iluminada do licenciado Prado de Vivar Vecino de Griñon, de 13 de agosto de 1569”.

No outro selo podemos observar “a estante, da autoria de Gaspar Ferreira e Manuel da Silva; também a Bíblia Hebraica, dita «Bíblia de Abravanel», mas desta feita a folha 384v (decorações micrográficas finais); um pormenor da coroa sobre o “emblema” da Teologia, na Sala 3 da Biblioteca, da autoria de Gaspar Ferreira (talha) e Manuel da Silva (douradura); e a Bíblia “atlântica” (atrib. Estrasburgo, séc. XII), “Tábuas dos Cânones Evangélicos”.

Segundo os CTT, esta emissão filatélica celebra “o património cultural e arquitetónico de Portugal e levam-no além-fronteiras, através daquela que já por várias vezes tem sido apontada por organismos nacionais e internacionais como a «biblioteca mais bela do mundo»”.

A emissão é, assim, composta por dois selos, um com o valor facial de 0,50€ e uma tiragem de 125 000 exemplares e outro com o valor facial de 1,00€ e uma tiragem de 115 000 exemplares. Os selos têm o formato de 80 X 30,6 mm e o design esteve a cargo de B2 Design.

A Biblioteca Joanina foi construída entre os anos 1717 e 1728 e é um dos expoentes máximos do barroco português. O seu nome surge em honra e memória do Rei D. João V (1707-1750), que patrocinou a sua construção e cujo retrato, da autoria de Domenico Duprà (1725), ocupa um local de destaque no espaço.

 

Mais informações aqui.

 

Publicado por: Milene Santos
Partilhe