AAC realiza Semana de Prevenção

Iniciativa procura alertar estudantes para práticas prejudiciais à saúde e ao meio ambiente, em especial durante a Queima das Fitas e Festa das Latas.

10 abril, 2018≈ 4 mins de leitura

© UC | Marta Costa

Acontece de 9 a 12 de abril, pela terceira vez consecutiva, a Semana de Prevenção da Associação Académica de Coimbra (AAC). Despertar a reflexão da comunidade estudantil acerca da produção de lixo e de comportamentos de risco é o objetivo. As iniciativas englobam, por exemplo, boas práticas ecológicas e o alerta para situações de consumo excessivo de álcool, a condução sob seus efeitos e atividades sexuais desprotegidas.

A organização da Semana de Prevenção é feita pela Direção-geral da Associação Académica de Coimbra (DG/AAC), em parceria com o Grupo Ecológico da AAC (GE/AAC), a InOutCister, o projeto des.LIGA e o Movimento Cívico Não Lixes.

O presidente da DG/AAC, Alexandre Amado, ressalta que a programação procura “capacitar a academia a dar uma resposta diferente àquilo que é um pedido da comunidade de modo geral”. “Através da consciencialização para o consumo responsável e para a redução de atividades de risco”, Alexandre Amado acredita que “a academia vai poder fazer as duas festas anuais com responsabilidade perante a comunidade e o ambiente”.

Para o representante do Movimento Não Lixes, Fernando Paiva, “a questão ambiental faz com que o egoísmo se torne um bem coletivo”. Explica que “se cada indivíduo se preocupar com a produção de lixo é possível ter-se um impacto positivo”. Segundo o ativista ecológico, “é necessário trazer os estudantes para as ruas”. Fernando Paiva crê que, assim, podem perceber “qual é a dinâmica da cidade e quais as suas necessidades”.

“Temos que pensar no conjunto de todas as nossas atividades e nos efeitos que elas têm sobre nós mesmos e o ambiente”, declara a representante do grupo des.LIGA, Rosário Mendes. O departamento de educação para a saúde, composto por alunos da Universidade de Coimbra, vai promover atividades lúdicas durante a Semana de Prevenção. As iniciativas vão acontecer ainda durante a Queima das Fitas,  revela a responsável. O intuito é de “incentivar a reflexão sobre o uso excessivo de álcool e tabaco e também sobre relações sexuais desprotegidas”.

A empresa de gestão de competências, InOutCister, vai também marcar presença nas programações com o objetivo de disseminar a consciencialização para a segurança rodoviária.

A presidente do GE/AAC, Maria João Pereira, revela que, na última edição da Queima das Fitas, “num único dia das festividades, foram recolhidos dez mil copos plásticos”. A participação do grupo na Semana de Prevenção serve o objetivo de “alertar a comunidade para os problemas ambientais da casa”. “Não é só preciso que limpemos, mas que deixemos de sujar”, afirma. Mostra-se, contudo, otimista com a crescente preocupação dos organizadores das festas académicas com as questões ambientais.

Veja a programação completa da Semana da Prevenção da AAC aqui.

Vittorio Aranha – Estudante FLUC