Agora já pode levar a UC na carteira

27 novembro, 2014≈ 4 mins de leitura

© UC | François Fernandes

A moeda “Coimbra Alta e Sofia”, da série Património Mundial da UNESCO, foi apresentada ontem, 26, na Universidade de Coimbra (UC). Esta é a 16.ª moeda da série alusiva ao património mundial classificado em Portugal emitida pela Imprensa Nacional – Casa da Moeda (INCM).

Para o presidente do Conselho de Administração da INCM, Rui Carp, a moeda representa uma homenagem a Coimbra, “o ex libris do conhecimento da nossa nação”. Já o Reitor da UC, João Gabriel Silva, vê neste lançamento mais uma oportunidade de “divulgar algo que valorizamos muito” e considera que “a classificação como património refrescou o sentido de responsabilidade para com o país”. A opinião é partilhada pelo Diretor do Departamento de Cultura, Turismo e Desporto da Câmara Municipal de Coimbra, Francisco Paz, que considera ainda a moeda como uma oportunidade de “afirmar a identidade de Coimbra” e trazer mais visitantes à cidade.

A moeda, que tem um valor facial de 2,5€, foi concebida pela escultora Andreia Pereira e mostra uma perspetiva estilizada do Pátio e do Paço das Escolas no anverso, enquanto que no reverso a planta do conjunto arquitetónico assume a forma de uma sombra sobre a qual se desenvolvem a Alta de Coimbra e a Rua da Sofia.

Todas as moedas da série podem ser adquiridas nas lojas da INCM em Lisboa, Porto e Coimbra e na loja online em INCM.pt.

Imagens da apresentação da moeda “Coimbra Alta e Sofia” na Sala do Senado da UC: