Debate competitivo regressa à Universidade de Coimbra com o II Torneio da UC

Evento é organizado pela Sociedade de Debates da UC e tem lugar a 22 e 23 de novembro.

14 novembro, 2019≈ 3 mins de leitura

© DR

Nos próximos dias 22 e 23 de novembro chega à Universidade de Coimbra (UC) a segunda edição do Torneio de Debates da Universidade de Coimbra. Promovido pela Sociedade de Debates da UC, o evento regressa com um modelo de British Parlament, onde os temas são aletórios e surpresa: “só se sabe o tema do debate em cima do próprio debate”, conta Nádia Consciência, da organização.

“Melhorar as capacidades de oratória e de retórica” e, ao mesmo tempo, “ganhar mais à vontade e confiança para falar em público” são algumas das vantagens do debate competitivo, na opinião de Nádia Consciência. “Sendo um torneio a nível interno, também é bom para todos os que estão a começar”, continua a organizadora do II Torneio da UC. Com 15 minutos de preparação, após conhecer qual a moção a discutir, os participantes “têm de pensar em soluções muito mais rápido”. De acordo com Nádia Consciência, apesar de “expostas a uma situação de mais «pressão»”, no “fim de cada debate há um momento com feedback”, o que é positivo e ajuda a que seja “mais rápido adquirir várias competências”.

“A nossa ideia é essa: conseguir captar pessoas que tenham interesse no debate competitivo, mas que queiram também argumentar melhor, falar melhor em público e melhorar-se a si próprias”, sublinha.

As inscrições podem ser feitas através de formulário online, tanto por equipas (aqui) para participar ativamente nos debates, como por adjudicação (aqui), que são os participantes que ficam a assistir ao debate, tirar notas e avaliam as várias posições do debate.

Mais informações sobre o evento podem ser encontradas aqui. Para conhecer a Sociedade de Debates da Universidade de Coimbra, veja aqui.

Marta Costa