Financiamento do Ensino Superior foi debatido em conferência promovida pelo Conselho Geral

25 setembro, 2019≈ 3 mins de leitura

A Sala 17 de abril, do Departamento de Matemática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da UC, recebeu a conferência “Financiamento do Ensino Superior”, promovida pelo Conselho Geral da UC.

Durante o evento, os participantes nacionais e internacionais analisaram o estado do financiamento das instituições de Ensino Superior, tanto a nível interno como externo, para lançar e descobrir pistas para o futuro.

De acordo com o Reitor da Universidade de Coimbra, Amílcar Falcão, “para sermos competitivos temos de perceber de que forma devemos atuar, onde podemos investir e como podemos procurar fontes de financiamento”. “Tudo isso é importante para construirmos uma opinião própria e para tentarmos procurar outros caminhos”, concluiu.

A abertura esteve a cargo do Reitor da Universidade de Coimbra, seguida da sessão “Financing the Research Universities” protagonizada por Luc Soete, da Universidade de Maastricht (Holanda).

A manhã terminou com o debate “Financiamento Público do Ensino Superior”, com a presença de Gonçalo Leite Velho, do Instituto Politécnico de Tomar, e de Pedro Lourtie, Presidente do ISTPress e do Conselho Geral do Instituto Politécnico de Leiria. A moderação foi da responsabilidade de Carlos Gonçalves, do CGUC.

A tarde arrancou com a conferência de António Cunha, da Universidade do Minho e Presidente do CRUP de 2014 a 2017, intitulada “O Financiamento Competitivo”. Seguiu-se o painel de debate “O apoio à investigação de qualidade internacional”, conduzido por Carlos Gonçalvez do CGUC, e com a participação de Diogo Ramada Curto, da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, e de Lino Gonçalves, da Faculdade de Medicina da UC.

O encerramento da conferência esteve a cargo do Presidente do CGUC, João Caraça.

F. Fernandes e Milene Santos