Pela primeira vez em Portugal, chega a Coimbra o Explorer Day

São cerca de 600 os jovens empreendedores participantes, oriundos de Centros Explorer de Espanha e Argentina, para além do Centro Explorer Universidade de Coimbra, o único em Portugal.

09 julho, 2019≈ 3 mins de leitura

© UC | Karine Paniza

O maior evento de empreendedorismo jovem promovido chega a Portugal, pela mão da Universidade de Coimbra e do Santander Universidades. A 10 de julho, o Convento de São Francisco recebe o Explorer Day 2019. O evento, que reúne jovens empreendedores de Portugal, Espanha e Argentina, tem como principal objetivo juntar os jovens empreendedores num ambiente de inovação, tecnologia e empreendedorismo fomentando o networking, de uma forma descontraída e desafiadora.

O evento “não é limitado à UC, é global”, adianta Luís Simões da Silva. Anualmente, é realizado um evento que junta todos os centros Explorer. O Vice-Reitor conta que, em 2019, são “cerca de 600 participantes de mais de 50 centros, juntos em Coimbra”, numa iniciativa que “temos muito orgulho em organizar”. “Temos grande expetativa de que será um sucesso, não só do ponto de vista do empreendedorismo”, acrescenta Luís Simões da Silva.

O projeto Explorer, que se realiza pelo segundo ano em Portugal, “demonstrou ser um sucesso em Coimbra”, referiu também Cristina Neves. A diretora do Santander Universidades Portugal sublinhou a importância “também para a cidade” de ter um evento da dimensão do Explorer Day a acontecer em Portugal, logo no segundo ano de participação da UC no projeto, apesar de estar na nona edição ao nível global.

Rita Santos foi uma das vencedoras do programa Explorer em Coimbra na edição de 2018. Juntamente com Daniela Silva, é fundadora da start up Toal Ecobebidas e vê no Centro Explorer “uma oportunidade de olhar para a mesma coisa de maneira diferente”. “É importante perceber que é possível”, afirmou a jovem empreendedora. O projeto, para Rita Santos, “abre portas”.

O evento vai distribuir diversos prémios monetários para os melhores pitches e uma viagem a Silicon Valley para o jovem empreendedor que melhor defenda a sua ideia de negócio perante um júri de especialistas. Mais informações e programa do Explorer Day 2019 pode ser encontrada aqui.

 

Marta Costa e Karine Paniza
Partilhe