Prémios Salgado Zenha distinguem os melhores do desporto da AAC

Jantar de Gala tem início às 20 horas, a 1 de fevereiro, na Tertúlia d'Eventos.

31 janeiro, 2018≈ 4 mins de leitura

© DR

A 1 de fevereiro acontece mais uma edição dos Prémios Francisco Salgado Zenha. Com o objetivo de distinguir os melhores do desporto da Associação Académica de Coimbra (AAC), a XIX edição da Gala Salgado Zenha vão galardoar “o melhor das 26 Secções Desportivas e do deporto universitário da AAC”.

A “particularidade” em 2018 é “a EUSA (European Universities Sport Association) como convidada, pelo ano que se aproxima e pela sua participação nos European Unievrsities Games – EUG 2018”, revela a vice-presidente da Direção-geral da AAC, Ana Fernandes. Para além disso, a responsável acrescenta o regresso de quatro categorias que dão especial destaque ao desporto universitário, “melhor atleta feminino, melhor atleta masculino, melhor equipa universitária e melhor treinador universitário”.

“Queremos tornar Coimbra uma cidade do desporto universitário e queremos que se desenvolva aqui mais do que em qualquer outro local do País” afirma Ana Fernandes. Há muitos anos que a AAC participa no desporto universitário, acrescenta a vice-presidente. Ana Fernandes afirma ainda que “é altura de começar ainda mais a valorizar as nossas equipas e dar-lhes o reconhecimento na cidade que elas merecem”.

Para além das quinze categorias – em que os nomeados são indicados pelas várias secções desportivas da AAC – vai ainda ser atribuído o Prémio Conselho Desportivo “a uma entidade ou pessoa que se tenha distinguido pelo seu trajeto na AAC ou no apoio prestado a projetos desportivos”, refere a organização. Todos os atletas que se sagraram campeões nacionais e atletas internacionais vão também ser distinguidos durante o evento.

A entrega dos XIX Prémios Francisco Salgado Zenha realiza-se a 1 de fevereiro, na Tertúlia d’Eventos, pelas 20 horas.

Nomeados 2018:
 Entidade: Câmara Municipal de Coimbra; Idealmed; Serviços de Ação Social da Universidade de Coimbra.
Carreira: Sérgio Franco (Rugby); Augusto José Cavaleiro (Atletismo); Miguel Silva (Boxe).
 Dedicação: Filipe Rosa (Judo); Celso Baia (Badminton); António Ferreira (Rugby).
 Prestígio: Mário Santos; Gonçalo Quadros; Manuel Queiró.
Treinador: Alexandre Brás (Halterofilismo); Miguel Alfaiate (Náuticos); João Marques (Ginástica).
Dirigente: Ricardo Reis (Náuticos); João Pires (Patinagem); Paulo Picão (Rugby).
Secção: Natação; Ginástica; Rugby.
Atleta Formação: Joana Abrantes (Ginástica); João Maria Portugal (Ténis); Vicente Rovira (Judo).
Atleta Feminina: Catarina Costa (Judo); Sara Silva (Náuticos); Sara Rocha (Bilhar).
Atleta Masculino: Ricardo Gonçalves (Rugby); João Saraiva (Ginástica); Gustavo Madureira (Natação).
Equipa: Equipa Sénior (Andebol); Equipas Juvenis 16/17 A (Futebol); Séniores Masculinos (Bilhar).
Desporto Universitário – Atleta Masculino: Rui Mendes (Badminton); Mário Pereira (Natação); Manuel Picão (Rugby).
Desporto Universitário – Atleta Feminina: Catarina Costa (Judo); Inês Moreira (Judo); Francisca Laia (Canoagem).
Desporto Universitário – Treinador: Sérgio Franco (Rugby Masculino); Luís Pio (Rugby Feminino); Rafael Curto (Hóquei em Patins).
Desporto Universitário – Equipa: Rugby Masculino; Rugby Feminino; Judo.

Marta Costa