Projeto sobre a Fuga de Cérebros lança livro

Obra é o resultado do projeto liderado pelo docente da FCDEFUC, Rui Gomes.

02 outubro, 2015≈ 3 mins de leitura

© UC | Marta Costa

O projeto BRADRAMO – Brain Drain and Academic Mobility from Portugal to Europe (Êxodo de competências e mobilidade académica de Portugal para a Europa) envolveu centros de investigação das Universidades de Coimbra (UC), Porto e Lisboa com o objetivo de conhecer os novos perfis da emigração. Através de entrevistas e questionários, a equipa de investigadores pretendia dar a conhecer os motivos que estão na origem da “fuga de cérebros”, através do estudo de três áreas científicas: a sociologia, educação e economia.

O docente da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra (FCDEFUC), Rui Gomes, coordenou o projeto que agora publica vinte das entrevistas realizadas em livro. “Fuga de cérebros: retratos da emigração portuguesa qualificada”, é editado pela Bertrand, e tinha como objetivo fazer um retrato de cada um dos “cérebros”, “desde a sua origem social, o seu percurso académico e profissional, às influências díspares que estiveram presentes na decisão de emigrar”, desvenda Rui Gomes.

A obra vai ser lançado a 5 de outubro, segunda-feira. O lançamento realiza-se pelas 18h30 na Livraria Bertrand do centro comercial Dolce Vita Coimbra. A obra vai ser apresentada pelo catedrático da UC, Carlos Fiolhais.

Saiba mais sobre o projeto BRADRAMO aqui.

Fuga cerebros_coimbra