250 anos de Jardim Botânico revisitados através de fotografias

O Jardim Botânico da Universidade de Coimbra inaugurou a exposição de fotografia "A Imagem do Jardim" que retrata a evolução do espaço desde a fundação, em 1772.

MC
Marta Costa
AB
Ana Bartolomeu
05 dezembro, 2022≈ 2 mins de leitura

© UC | Paulo Amaral

São 20 fotografias em exposição no Jardim Botânico da Universidade de Coimbra (JBUC), numa mostra que retrata a evolução do espaço ao longo dos 250 anos que agora celebra. A mais antiga foi captada por Antero Frederico de Seabra, em 1859. "A história do JBUC está carregada de marcos significativos", recordou, na sessão de inauguração da mostra, a diretora do JBUC, Teresa Girão. O objetivo da exposição, admite a responsável, é que os visitantes possam "olhar o Jardim hoje, refletindo as mudanças sofridas" ao longo do tempo.

"A Imagem do Jardim" é um percurso pelos "250 anos repletos de histórias que falam do crescimento do JBUC", acrescenta a responsável. Ao inaugurá-la, o Jardim "assinala o culminar de um ano celebratório", recordou Teresa Girão."

"O Jardim Botânico é um espaço magnífico, com uma componente educativa bastante importante, principalmente para o público pré-universitário, e uma componente de usufruto do espaço", sublinhou o Reitor da UC, Amílcar Falcão. O Reitor da UC recordou que o "espaço de lazer e de conhecimento" é também "um bem precioso da Universidade". Amílcar Falcão lembrou ainda que "a realidade de há 100 anos é diferente de hoje" e deixou a garantia de que é para "continuar a investir no Jardim".

Eis o que pode fazer:

Na cerimónia foi também inaugurado o Jardim Sensorial, um novo espaço do JBUC, no qual os visitantes são convidados a sentir o aroma de diversas fragâncias, a identificar as diferentes texturas das plantas e a redescobrir diversas espécies utilizadas na culinária.

“A Imagem do Jardim” vai estar em exposição no JBUC até dia 10 de março de 2023, com entrada livre, de segunda a domingo, entre 09h00 e as 17h30. Saiba mais sobre a mostra aqui.

Veja as entrevistas a antigos diretores do Jardim Botânico da UC aqui.