5º Fórum Anual de Graduados Portugueses no Estrangeiro teve lugar na UC

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, esteve presente no evento, onde deixou uma mensagem otimista para o futuro.

28 dezembro, 2016≈ 3 mins de leitura

© UC | Marta Costa

“Somos portugueses e temos sabido ultrapassar situações muito mais difíceis”. “O que se espera de todos vós, depois de uma opção de circulação no mundo, é o melhor”. Foi uma mensagem de otimismo que o presidente da República deixou no 5.º Fórum Anual de Graduados Portugueses no Estrangeiro. Marcelo Rebelo de Sousa afirmou ainda que “os jovens portugueses muito qualificados” e que tiveram “o privilégio de mobilidade” têm ainda mais responsabilidade: “tudo somado faz de vós embaixadores” de Portugal no estrangeiro.

O evento, que teve lugar no auditório da Reitoria da Universidade de Coimbra (UC), contou ainda com a participação dos ministros dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, e da Ciência e Ensino Superior, Manuel Heitor.

5º Fórum Anual de Graduados Portugueses no Estrangeiro na Universidade de Coimbra

“Pensar Portugal em Territórios de Futuro” foi o ponto central do evento que juntou, em várias sessões, várias dezenas de participantes. “Mercado de Trabalho do Futuro”, “Mobilidade Dentro de Barreiras” e “Portugal, um País Apetecível?” foram os temas das palestras.

O encontro é uma parceria entre a AGRAFr (Association des Diplômés Portugais en France) em França, a ASPPA (Associação de Pós-graduados Portugueses na Alemanha) presente na Alemanha, a PAPS (Portuguese American Postgraduate Society) nos EUA e Canadá, e a PARSUK (Portuguese Association of Researchers and Students in the United Kingdom) no Reino Unido.

Mais informações sobre o evento podem ser encontradas aqui.

Veja aqui a intervenção completa do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, durante o Fórum Anual de Graduados Portugueses no Estrangeiro.