8.ª edição do curso de Cinemalogia em Coimbra

Chega a Coimbra o Cinemalogia 8, curso de cinema documental apresentado pelos Caminhos do Cinema Português.

01 março, 2018≈ 3 mins de leitura

© DR

O curso Cinemalogia, que começou em 2011 com a missão de complementar a oferta formativa de Estudos Artísticos e Design e Multimédia da Universidade de Coimbra (UC), atinge em 2018 a oitava edição. “Temos promovido um ensino prático, com um contacto direto na transmissão dos saberes de vários intervenientes do cinema português”, conta um dos organizadores da iniciativa, Tiago Santos.

O curso permite que os alunos, durante os módulos, realizem um filme. Tiago Santos explica que, durante a formação, há o processo de “investigação e identificação” daquilo que vai ser o objecto produzido. Depois, os formandos passam pelo trabalho de pós produção, em que “assimilam e sincronizam todo o material de som e imagem”. Esta é a proposta didática do Cinemalogia, “explorar todo o conceito, desde a ideia até aquilo que é o objeto final, o filme, e dá-lo a conhecer”, explica Tiago Santos.

A organização revela ainda que o curso pretende mostrar as várias vertentes, ideologias e géneros do cinema português. A “diversidade de formatos”, segundo Tiago Santos, expressa-se através dos criadores e formadores do Cinemalogia.

cinemalogia cursos

O primeiro módulo, que começa a 3 de março, aborda a “História e Linguagem do Cinema” e é lecionado pela cineasta e realizadora de documentários, Margarida Leitão. Daniel Ribas é o formador do segundo módulo. O académico percorre com os alunos os caminhos das estruturas narrativas. A programação continua com a antropóloga Catarina Alves Costa, em “Investigação, Escrita e Planeamento para Documentário”. Daí em diante é, como sublinha Tiago Santos, “para não perder”.

São doze módulos que fazem parte da programação formativa. Todos os que quiserem participar podem inscrever-se de maneira global, ou seja, na formação completa, ou em cada módulo separadamente. As inscrições já estão abertas, e decorrem até a data de realização de cada módulo. Saiba mais aqui.

Vittorio Aranha, estudante da FLUC