AAC/UC brilha nos Campeonatos Nacionais Universitários de Ginástica de Trampolins

A equipa de ginástica da AAC/UC conquistou seis títulos nacionais, incluindo três medalhas de ouro, duas medalhas de prata e uma de bronze.

27 novembro, 2023≈ 4 mins de leitura

Diogo Cabral

A equipa universitária de ginástica da AAC/UC esteve presente no Campeonato Nacional Universitário de Ginástica de Trampolins, decorrido em Vila do Conde.

Da participação da AAC/UC, destacam-se os seis títulos nacionais alcançados pela equipa universitária de Ginástica, constituída por sete estudantes-atletas sob o comando dos treinadores universitários, Jorge Abrantes e Sofia Teixeira.

A equipa coimbrã alcançou “a dobradinha” no Duplo Mini Trampolim, conquistando o título coletivo em ambos os géneros. Do lado masculino, Diogo Cabral, Diogo Fernandes, João Soares e Leonardo Reis foram capazes de renovar o título nacional alcançado em 2022/2023, trazendo para Coimbra o título de Campeão Nacional por equipas. Já do lado feminino, as estudantes-atletas Joana Abrantes, Rita Abrantes e Maria Cunha, subiram ao lugar mais alto do pódio, trazendo o ouro para a AAC/UC. Ainda nesta disciplina, destacam-se os títulos individuais de Diogo Cabral, que levou a melhor diante dos seus adversários ao sagrar-se Campeão Nacional Masculino (foi 5.º classificado em 2022/2023), e Rita Abrantes que, após se ter sagrado Vice-Campeã do Mundo na semana passada, sagrou-se Vice-Campeã Nacional Universitária, renovando o título em 2022/2023.

Já na disciplina de Trampolim (Equipas), a AAC/UC arrecadou, igualmente, medalhas nacionais universitárias. A equipa feminina constituída pelas estudantes-atletas Joana Abrantes, Rita Abrantes e Maria Cunha, sagraram-se Vice-Campeãs Nacionais Universitárias, perdendo apenas para a Universidade NOVA de Lisboa, enquanto a equipa masculina (Diogo Cabral, Diogo Fernandes, João Soares e Leonardo Reis), arrecadaram o bronze nacional, colocando-se entre os melhores nacionais.

A equipa da AAC/UC alcança, assim, um total de seis títulos nacionais, garantindo medalhas em todas as disciplinas coletivas e em duas, das quatro possíveis, disciplinas individuais, garantindo assim a melhor representação de sempre da AAC/UC em Campeonatos Nacionais Universitários da modalidade.

“Excelente presença em Vila do Conde, onde decorreu o Campeonato Nacional Universitário de Trampolins, e onde a AAC esteve com uma delegação de sete ginastas a competirem em Trampolim Individual e Duplo Mini trampolim (DMT). O período da manhã esteve reservado para Trampolim com ambas as equipas a entrarem no pódio com o 2.º lugar das raparigas e o 3º dos rapazes. Duas medalhas de manhã auguravam um bom período da tarde em DMT e assim foi, com nada menos do que quatro medalhas, três delas de ouro, nos títulos coletivos masculino e feminino e individual de Diogo Cabral, a que se juntou a Prata de Rita Abrantes. Em suma, um balanço bastante positivo, com prestações de destacar. Considera-se de extrema importância esta reconfirmação da ginástica da AAC/UC no panorama nacional, colocando-nos entre os melhores dos melhores.”, destaca Jorge Abrantes, Treinador da Equipa Universitária de Ginástica.

O Campeonato Nacional Universitário de Ginástica de Trampolins é uma organização conjunta entre a Federação de Ginástica de Portugal e a FADU – Federação Académica do Desporto Universitário e decorreu a 25 de novembro.

Medalhas

Femininas

• Equipa Campeã Nacional Universitária de Duplo Mini Trampolim

Joana Abrantes, Rita Abrantes e Maria Cunha