Arrancou na UC a 3.ª edição do Curso de Formação Avançada para docentes de Ensino Superior de Macau

O curso avançado de Desenvolvimento, Liderança e Globalização engloba dez dias de formação para vinte docentes na Universidade de Coimbra.

24 junho, 2019≈ 3 mins de leitura

© UC | Karine Paniza

São vinte os docentes do Ensino Superior de Macau que chegaram a Coimbra para um curso multidisciplinar avançado de Desenvolvimento, Liderança e Globalização. A sessão de boas-vindas teve lugar na capela do Colégio da Trindade – Casa da Jurisprudência, e contou com a presença de vários docentes da Universidade de Coimbra (UC) que vão acompanhar os dez dias de formação.

O programa tem como objetivo “aumentar as competências profissionais de investigação científica e pedagógicas dos docentes e investigadores das instituições do ensino superior de Macau”, explica a organização. Para além disso, é “uma oportunidade de partilhar experiências e conhecimentos”, afirmou, durante a sessão de boas-vindas, a chefe da Divisão de Relações Internacionais, Filomena Marques de Carvalho.

Cindy Sin U Leong é uma das participantes no curso está pela primeira vez em Portugal, mas já esteve numa edição do programa, na Universidade de Cambridge. Em Coimbra, a docente reconhece as “centenas de anos de história” da “mais antiga universidade de Portugal”. “É muito famosa e quero ficar familiarizada com essa história”, conta. “Antes de chegarmos, dão-nos alguns tópicos e fiquei muito interessada também”, continua Cindy Sin U Leong.

Promovido desde 2017 na Universidade de Coimbra, o programa engloba a formação de vinte docentes universitários durante dez dias.

O programa de Formação de Docentes e Investigadores das Instituições do Ensino Superior é financiado pelo Governo da Região Administrativa Especial de Macau, através da Comissão de Desenvolvimento de Talentos. A gestão do curso é feita pela Direção de Serviços de Ensino Superior de Macau. Na UC, conta com docentes das Faculdades de Letras, Direito e Psicologia e Ciências da Educação, assim como da Academia Sino-Lusófona.

Marta Costa e Karine Paniza