Arsélio Pato de Carvalho homenageado em concerto

06 maio, 2015≈ 3 mins de leitura

© DR | IEC

A Orquestra Clássica do Centro (OCC) vai realizar um concerto para distinguir o Professor Jubilado da Universidade de Coimbra (UC), Arsélio Pato de Carvalho, no próximo dia 7 de Maio, às 21h00, no Mosteiro de Santa Clara-a-Velha, em Coimbra.

Os discursos laudatórios serão realizados pela Vice-Reitora da UC, Helena Freitas; pela Coordenadora do Consórcio Centro de Neurociências e Biologia Celular e Instituto de Imagem Biomédica e Ciências da Vida (CNC.IBILI), Catarina Resende de Oliveira; e pelo Diretor da Unidade de Biotecnologia Molecular do Biocant, Euclides Pires.

O programa musical engloba peças de Bach, Beethoven e Mendelssohn e o preço dos bilhetes é de 7 euros. Se forem adquiridos três bilhetes, ou mais, o preço é de 5 euros cada. Podem ser adquiridos no Pavilhão Centro Portugal, das 14h30 às 22h00.

Arsélio Pato de Carvalho, doutorado pela Universidade da Califórnia, em Berkley, fundou o primeiro Laboratório Associado Nacional em 1990, o CNC, o qual dirigiu durante 12 anos. Em 2002-2003 foi Reitor da UC, tendo sido agraciado com o Grau de Grande-Oficial da Ordem Infante D. Henrique em 2007. Com mais de 200 trabalhos científicos publicados nas principais revistas internacionais da especialidade, nas áreas da Bioquímica, da Biologia Celular, das Neurociências e da Biomedicina, o investigador é igualmente membro da Academia de Ciências Europeia, da Academia de Ciências de Lisboa, da Academia de Ciências de Nova Iorque e de diversas sociedades científicas.

O homenageado contribuiu para a formação do sistema científico português, através da introdução do conceito de ensino pós-graduado, e como conselheiro de diversos órgãos consultivos da Fundação Calouste Gulbenkian e da Fundação para a Ciência e Tecnologia. É Conselheiro do Conselho Nacional de Educação desde 2005 e Provedor do Bolseiro de Investigação desde 2012. A sua preocupação ética pela cultura científica e pela educação para a cidadania, fora dos grandes núcleos populacionais, espelha-se enquanto Diretor do Instituto de Educação e Cidadania, do qual é fundador, localizado na Mamarrosa.