Avaliação dos recursos geotérmicos da Região Centro de Portugal em debate

27 abril, 2015≈ 3 mins de leitura

© UC | Milene Santos

A aplicação de sistemas de modelação em geotermia ao centro de Portugal avi estar em discussão no dia 28 de Abril, às 14h15, no Pólo II da Universidade de Coimbra.

A aula-palestra, a cargo do especialista Jonathan Willis-Richard, tem lugar na sala C424 do Edifício Central da FCTUC – Torre C, 4º piso – e vai estar aberta ao público. Jonathan Willis-Richards fará uma breve introdução aos EGS (Engineered Geothermal Systems), sistemas que prevêem a produção de energia elétrica através da utilização de água aquecida em profundidade.

A sessão vai contar ainda com uma abordagem ao modelo FRACSIM3D, que simula estes sistemas geotérmicos estimulados através de um conjunto reduzido de informações, quando comparado com outros modelos de simulação disponíveis atualmente no mercado. O modelo FRACSIM3D será aplicado à Região Centro para avaliar a possibilidade e potencialidades da região na produção de energia elétrica através da geotermia.

Licenciado em Geologia, pela Universidade de Oxford e doutorado na Camborne School of Mines, Jonathan Willis-Richards tem participado, desde os anos 80, em diversos projetos internacionais relacionados com o desenvolvimento e avaliação de sistemas geotérmicos. Paralelamente, o investigador vem desenvolvendo trabalho em consultadoria especializada em empresas de prospeção mineira.Desde junho de 2014 que se encontra a colaborar com o projeto EMSURE – Energia e Mobilidade para Regiões Sustentáveis, focando-se na atualização e adequação do seu modelo, FRACSIM3D, à realidade do centro de Portugal.

A palestra “Modelação em EGS – aplicação ao centro de Portugal” é organizada pela Iniciativa Energia para a Sustentabilidade (EfS) da Universidade de Coimbra e pelo projeto EMSURE.

Partilhe