Biblioteca Geral da UC mostra carta do século 17

A próxima sessão do ciclo «Tesouros da BGUC», organizada pela Liga dos Amigos da Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra, vai apresentar a história da descoberta da carta do astrónomo jesuíta Cristóvão Borri para Dom André de Almada.

08 maio, 2023≈ 3 mins de leitura

No próximo dia 10 de maio, pelas 18h00, a Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra, por iniciativa da sua Liga de Amigos, mostra um dos seus tesouros: uma carta de Cristóvão Borri S. J. para Dom André de Almada, encontrada fortuitamente na Biblioteca Joanina, dentro da obra «Tabulae Frisicae lunae-solares quadruplices...», um livro de Nicolaus Mulerius, de 1611.

A carta refere-se à «primeira grande reforma científica» (Banha de Andrade) em Coimbra, no século XVII. Borri, um astrónomo jesuíta milanês, deu aulas na cidade e aqui fez observações astronómicas, as quais depois publicou em livro, em Lisboa. Cristóvão Borri (ou Bruno) foi o introdutor em Portugal do sistema astronómico de Tycho Brahe, que condenava o conceito das esferas celestes rígidas. A carta dá uma imagem clara do seu empenhamento reformista e também da escassez de livros matemáticos em Coimbra.

Como é habitual, nas sessões «Tesouros da BGUC», um bibliotecário fala sobre a materialidade das obras apresentadas, e um professor da Universidade de Coimbra é convidado a analisar os seus conteúdos histórico, cultural e científico. Desta vez, a investigação sobre a carta de Cristóvão Borri S.J. para Dom André de Almada foi entregue a A. E. Maia do Amaral (BGUC) e a Carlota Simões (FCTUC). A entrada é livre, sendo aconselhável a reserva prévia de lugar através do formulário: https://forms.gle/sSYs9o6sLWjsqWNh7 ou através de envio para o e-mail bg-eventos@bg.uc.pt.