BPI / Fundação “la Caixa” entrega prémios da 7.ª e 8.ª edições do “Acertar o Rumo”

Foram 26 os estudantes distinguidos hoje, 11 de outubro, na Sala do Senado da Universidade de Coimbra, nas categorias de mérito, excelência e incentivo ao desempenho.

MC
Maria Cano
AB
Ana Bartolomeu
11 outubro, 2023≈ 2 mins de leitura

© UC | DCOM

“Nestes 10 anos o Acertar o Rumo já acertou o rumo a mais de 200 pessoas”, disse o professor catedrático da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), Edmundo Monteiro, durante a entrega dos prémios da 7.ª e da 8.ª edições do programa apoiado pelo BPI / Fundação "la Caixa".

“Temos de nos adaptar às circunstâncias para podermos melhorar”, referiu André Bernardo, vencedor do prémio de mérito da 7.ª edição e formado em Engenharia Mecânica. Também presente na cerimónia, António Correia, vencedor da 8.ª edição juntamente com Gonçalo Cardeira, referiu que na “vida é preciso termos sorte em alguns momentos, mas também é preciso estarmos preparados e fazermos por isso”, como aconteceu no "Acertar o Rumo".

Durante a cerimónia, Edmundo Monteiro relembrou que o programa é uma “formação intensiva de dois anos, um ano no DEI [Departamento de Engenharia Informática da FCTUC] e um ano em contexto de empresa”, sendo a “taxa de sucesso elevada” e o “número de desistências extremamente baixo”. Tanto André Bernardo como António Correia, que é formado em Arquitetura, estagiaram na Critical Software e continuam a trabalhar na empresa.

O curador da Fundação "la Caixa", Artur Santos Silva, aproveitou a oportunidade para “recordar o grande impulsionar deste projeto, Gonçalo Quadros [fundador da Critical Software]”, acrescentando que a FCTUC “deu uma resposta muito positiva a este desafio e hoje é a própria Universidade de Coimbra que gere o programa”, o qual considera “original, senão único”.

No encerramento, o Reitor da Universidade de Coimbra, Amílcar Falcão, parabenizou os presentes dizendo que é “preciso coragem, arriscar algo, é um esforço pessoal intenso”. Amílcar Falcão deixou ainda o compromisso de a UC continuar a “apoiar esta e outras iniciativas similares”.

Sobre o programa "Acertar o Rumo"

O programa “Acertar o Rumo” tem como objetivo qualificar em Tecnologias de Informação adultos com formação superior e com condições de trabalho precárias, valorizando a diversidade dos seus backgrounds e potenciando a sua empregabilidade sustentável. O programa formativo inclui uma fase letiva (no DEI) e um estágio remunerado – que tem tido uma taxa de empregabilidade próxima dos 100% – numa das empresas parceiras.

A partir da 7.ª edição, a Fundação “la Caixa” aprovou um novo modelo de apoio no qual o melhor aluno da fase letiva recebe o Prémio de Mérito (2850 euros – 100% da propina), o 2.º e 3.º lugares ganham o Prémio de Excelência (1425 euros – 50% da propina) e aos 10 melhores alunos seguintes é entregue um Incentivo ao Desempenho (427,50€ – 15% da propina).

Atualmente, o programa já está na 11.ª edição, com os alunos da 10.ª edição a entrar em estágio e os da 9.ª edição a concluir o estágio.