Mérito e excelência profissional voltam a ser reconhecidos na 4.ª edição do programa”Acertar o Rumo”

22 fevereiro, 2019≈ 3 mins de leitura

© UC | Karine Paniza

A Sala do Senado da Universidade de Coimbra recebeu a entrega do Prémio de Mérito BPI do Acertar o Rumo a Rui Navalho. Mas também foram entregues diplomas aos melhores alunos da quarta edição do programa. O administrador da iTGROW e CEO da CRITICAL Software, Gonçalo Quadros, afirmou que “não é tanto a ideia e a sua concretização, mas ver o que os estudantes foram capazes de fazer”. De acordo com Gonçalo Quadros “parece fácil, mas não é. É preciso coragem para mudar a vida de uma forma tão radical e vocês provam que este é um programa que faz sentido e que muda a vida das pessoas”.

“Foi difícil, foi exigente. Mas se não fosse, não teria valido a pena”, conta Rui Navalho, vencedor do prémio no valor de 2850 euros. “Antes enviava currículos e não obtinha respostas. Hoje já não envio e recebo propostas”, revelou, à margem da cerimónia.

As entidades parceiras do programa Acertar o Rumo consideram a iniciativa “exemplar”. Para José Pedro Amaral, do BPI, “mereceria um apoio maior, para ganhar mais escala”. O responsável revelou a vontade de “ir mais longe” com os parceiros. “Nós temos capacidades”, disse.

“O programa tem uma história de sucesso, teve resultados extraordinários em termos de integração profissional e uma filosofia base de parceria entre entidades públicas e privadas”, lembrou o diretor do Centro de Emprego e Formação Profissional de Coimbra, António Francisco. Sublinhada a “importância do ecossistema e das redes”, continua a vice-reitora da Universidade de Coimbra, Madalena Alarcão, fica o desejo de que “a iniciativa tenho muitos mais anos e com mais e melhores resultados ou que seja seguida por outras iniciativas do género”.

Acertar o Rumo 2019

“Tenho orgulho do caminho que fizeram e vamos continuar a dar oportunidades a quem só precise de uma oportunidade para mostrar o que vale”, concluiu Gonçalo Quadros.

Saiba mais sobre a entrega do Prémio de Mérito BPI a Rui Navalho aqui.

Marta Costa e Karine Paniza