Bruno Matias toma posse para 2015 na AAC

23 janeiro, 2015≈ 3 mins de leitura

© UC | Karine Paniza

Foi um mandato mais curto que o habitual e, por isso, com “algumas limitações ao trabalho”, mas no final, o balanço é “positivo”. No término do mandato de 2014, Bruno Matias toma posse como presidente da Direcção-Geral da Associação Académica de Coimbra (DG/AAC) para um segundo mandato, com a certeza de que a equipa conseguiu várias vitórias e “uma dinâmica muito forte”.

“Criámos estabilidade no que toca, por exemplo, a secções desportivas”, destaca o estudante da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra (FDUC), conseguindo “um certo tipo de controlo necessário para evitar situações do passado”. Mas Bruno Matias adianta outros pontos altos do mandato: “um deles é claramente a reestruturação administrativa que temos vindo a fazer”. O presidente da DG/AAC exemplifica a reestruturação com o modelo de Festa das Latas e Imposição de Insígnias 2014, que foi alterado em relação a outras edições. No campo da política educativa na AAC, e de acordo com Bruno Matias, o destaque vai para “a criação de um novo modelo de pagamento de propina para o próximo ano lectivo”.

Queremos colaborar no desenvolvimento da cidade

Para 2015, Bruno Matias sublinha três pontos essenciais do mandato que agora se inicia. “A política educativa, no que toca à revisão do regulamento de atribuição de bolsas para o próximo ano lectivo” é “muito importante para o futuro” dos estudantes. Por ser ano de eleições legislativas, o presidente da DG/AAC considera que “é o ano certo para discutir o que queremos para o Ensino Superior em Portugal” e que a Académica quer ter “um papel ativo e presente nessa discussão”. O estudante refere ainda a “reorganização do edifício da AAC” como uma das suas bandeiras para o novo ano. “Mais condições para as secções e uma aposta clara no desporto e no desporto universitário” são os objetivos. “Esperamos ter uma forte cooperação com a Universidade de Coimbra e para fazer do desporto universitário mais forte”. “Queremos colaborar no desenvolvimento da cidade”, conclui.

A cerimónia de tomada de posse realizou-se a 22 de janeiro, no Auditório da Reitoria da Universidade de Coimbra.