Secção de Xadrez da AAC doa troféus ao Museu Académico

Mais de 100 taças ganhas em competições de xadrez fazem agora parte do espólio do Museu Académico da Universidade de Coimbra.

M(
Maria Cano (texto)
22 janeiro, 2024≈ 3 mins de leitura

A Secção de Xadrez da Associação Académica de Coimbra (SXAAC) doou esta segunda-feira, 22 de janeiro, mais de 100 troféus ao Museu Académico da Universidade de Coimbra (UC). A cerimónia teve lugar na Sala do Senado da Reitoria da UC.

O diretor do Museu da Ciência da UC, que integra o Museu Académico, saudou a doação “muito significativa”. Paulo Trincão considera “muito entusiasmante que as gerações mais novas queiram preservar o seu património e que encontrem no Museu Académico” um local onde este património pode ser guardado, acrescentando que, futuramente as peças podem “vir a ter exposição pública”.

Sendo a SXAAC o “segundo clube com maior atividade permanente” e com "grande importância na formação de jovens e de campeões nacionais”, o presidente da Federação Portuguesa de Xadrez, Dominic Cross, fez questão de estar presente na cerimónia. Dominic Cross elogiou a SXAA referindo que é uma “porta sempre aberta ao conhecimento e a saber mais, que combina bem com a Universidade”.

Com cerca de 200 filiados e aulas diárias, a secção tem à volta de 150 praticantes mais ativos “tanto em provas nacionais como internacionais”, explica o presidente da SXAAC, Eduardo Nunes. À frente de uma das “secções de xadrez com mais filiados do país”, o responsável não hesita ao afirmar que a secção quer “continuar a escrever a história do xadrez nacional”.

A Pró-Reitora da UC para o Desporto, Filipa Godinho, aproveitou o momento para salientar que “a modalidade de xadrez, tal como todas as outras, é fundamental para dar multidisciplinaridade aos nossos estudantes”. Na UC, a formação extravasa as salas de aulas, sendo o desporto um complemento, a par da cultura e de outras áreas da sociedade, defende Filipa Godinho.