Fundo de Ação Social António Luís Gomes com candidaturas abertas

O montante de 2023 é de 38 mil euros, o que significa, na prática, o apoio a 52 estudantes (utilizando o valor máximo passível de atribuição).

Marta Costa
11 dezembro, 2023≈ 4 mins de leitura

© UC | Marta Costa

Estão abertas as candidaturas ao Fundo de Ação Social António Luís Gomes, uma iniciativa conjunta entre a Associação Académica de Coimbra (AAC), a Universidade de Coimbra (UC) e Serviços de Ação Social da UC (SASUC) e a Queima das Fitas.

Com características "específicas e diferenciadoras", explicou o Vice-Presidente da AAC, Pedro Monteiro, o fundo é direcionado a estudantes que não teriam acesso a apoios sociais já existentes como "estudantes internacionais, sem depender de aproveitamento escolar e em situações de emergência". Para além disso, continuou o dirigente estudantil, o valor pode ainda ser ajustado, consoante as necessidades e "sem um calendário específico". Há uma "responsabilidade partilhada" no financiamento do fundo, entre a Associação Académica e a Queima das Fitas, acrescenta o estudante. Pedro Monteiro revelou também a forma como é definido o apoio. O regulamento adianta a criação de uma Comissão Técnica, com elementos dos Serviços de Ação Social da UC, que emite um parecer inicial, e uma Comissão Responsável, com elementos da Direção-Geral, Universidade de Coimbra e Serviços de Ação Social, que decide.

Quanto ao montante, apresentado na mesma sessão no valor total de 38 mil euros, Pedro Monteiro adiantou ser "um valor muito simpático" mas principalmente "muito significativo do que será o Fundo no futuro".

"Se afeta os nossos colegas, também nos afeta a nós", afirmou o ainda presidente da AAC, João Caseiro. Após a apresentação, o desejo é que, agora, "o fundo consiga crescer e apoiar cada vez mais estudantes. Que seja até um exemplo para outras academias", defendeu o estudante.

"Temos muito para melhorar", afirmou o Reitor da UC, Amílcar Falcão. O responsável acredita que o Fundo de Ação Social António Luís Gomes é "uma excelente oportunidade para a Academia". O trabalho, "feito lado a lado", revelou ainda o Administrador dos SASUC, Leonardo Vicente, "tentou identificar lacunas e espaços onde [os SASUC] não conseguiam chegar". O objetivo é que o "fundo tivesse o maior alcance possível", garantiu.

O Dia do Antigo Estudante, realizado na última edição da Queima das Fitas, é uma das iniciativas que contribuiu para o Fundo. "Uma enorme colaboração entre a AAC e a UC, e é nossa intenção que traga mais pessoas", sublinhou o Coordenador Geral da organização da festa, Carlos Missel. O responsável acredita ser "uma grande honra a vertente social" que o Fundo dá à festa e a forma como "pode intervir nesta área". Também o Reitor considera que "é um excelente exemplo de como podemos dar as mãos para ajudar". Para o fundo, Amílcar Falcão deixou o desejo que "cresça em valores e que seja bem aplicado, que resulte em menos abandono escolar".

Todas as informações sobre o Fundo de Ação Social António Luís Gomes estão disponíveis na página: www.uc.pt/sasuc/aac-fundo-de-acao-social-antonio-luis-gomes/