Circular 23 traz a primavera sustentável para a região Centro

O evento, dedicado à sustentabilidade e à economia circular, decorre nos dias 12 e 13 de maio. As inscrições já estão abertas e são gratuitas.

17 abril, 2023≈ 5 mins de leitura

Nos dias 12 e 13 de maio, Coimbra será a sede do Circular 23, um evento dedicado à sustentabilidade e à economia circular. As inscrições já estão abertas, são gratuitas, e podem ser feitas diretamente em www.coimbracircular.com. A iniciativa, que decorrerá no Exploratório – Centro de Ciência Viva de Coimbra, é promovida pela Associação de Pesquisadores e Estudantes Brasileiros em Coimbra (APEB), com o apoio da Universidade de Coimbra (UC), através do UC Business e do Gabinete para o Desenvolvimento Sustentável da UC, e da Câmara Municipal de Coimbra. Voltado para o fomento de práticas de sustentabilidade, o Circular 23 vai reunir empresários, trabalhadores, académicos, ativistas, influenciadores e decisores políticos com o objetivo de tirar do papel as teorias sobre economia circular e avançar para ações que atendam às novas exigências económicas e sociais do mundo.

“Portugal ocupa uma posição estratégica em termos de empreendedorismo sustentável e circular na Europa. Somos um país com riquezas naturais ímpares e um potencial humano único. Durante o Circular 23, teremos a oportunidade de conhecer ações sustentáveis já implementadas na região Centro, projetos futuros e políticas públicas ligadas ao tema”, explica Gabriela Fernandes, Pró-Reitora para o Empreendedorismo da UC. “Durante o evento de networking, será também realizada a final da 2ª. edição do concurso de ideias de negócio 'Sustenta UC', iniciativa que pretende estimular o empreendedorismo qualificado na área da sustentabilidade e apoiar projetos de elevado potencial de negócio dentro da comunidade UC”, refere Patrícia Pereira da Silva, Pró-Reitora para o Planeamento e a Sustentabilidade.

Com a segunda edição, o evento ganha novas dimensões e contará com atividades paralelas. No Auditório do Futuro, serão realizadas quatro palestras com keynotes, quatro painéis de debate e a entrega dos prémios do "Sustenta UC", cujas candidaturas estão ainda abertas, através do seguinte formulário.

No Espaço da Criatividade vão ter lugar workshops e atividades de bem-estar para todas as idades, como yoga, pilates e sessões de leitura infantil. Por fim, no Palco Circular, localizado no exterior do Exploratório, irão decorrer sessões abertas, sensibilizações e outras surpresas.

“Depois do sucesso da primeira edição, o Circular 23 vem com uma abordagem holística e completa para proporcionar a primavera sustentável em Coimbra. A adição do Mercado do Amanhã, com mais de 20 expositores, juntamente com mais de 40 oradores de renome, em painéis de discussão e conversas temáticas, traz este aspeto renovador e inovador para esta edição. Pretendemos conquistar os participantes através de uma abordagem diferenciada, inclusiva e sustentável”, adianta Denner Déda, investigador e doutorando em Engenharia do Ambiente e idealizador do Circular 23.

Desmistificar o conceito de economia circular, promovendo o intercâmbio entre as investigações científicas realizadas pela Universidade de Coimbra e a prática quotidiana de empreendedores locais, é um dos principais objetivos do Circular 23. O desafio atual passa por chegar a soluções locais de circularidade de acordo com as necessidades globais.

Além das entidades já mencionadas, a Académica Start UC - Rede de Embaixadores para o Empreendedorismo da UC, bem como a Green2You e a Giesta’s fazem também parte da organização do projeto. O Circular 23 e o Sustenta UC inserem-se no UI-CAN - Universidades como Interface para o Empreendedorismo, cofinanciado pelo COMPETE 2020, através do Fundo Social Europeu. O evento conta também com o apoio do Portugal Inovação Social.

Conheça o programa completo da iniciativa aqui.