Ideias de negócio sustentáveis apresentadas em concurso na Universidade de Coimbra

Sessão final da segunda edição do concurso "Sustenta UC" decorreu no dia 12 de maio, no Exploratório - Centro Ciência Viva de Coimbra.

15 maio, 2023≈ 4 mins de leitura

O projeto BioSun-Tech arrecadou o primeiro lugar.

© DR

A sustentabilidade e o empreendedorismo voltaram a estar em destaque na Universidade de Coimbra (UC) com a 2.ª edição do Concurso de Ideias de Negócio SUSTENTA UC, promovido pela sua Divisão de Transferência de Tecnologia – UC Business. No evento final foram apresentadas cinco ideias finalistas e premiadas as três grandes equipas vencedoras.

O projeto de tratamento de lixiviados de aterro com resíduos de floresta e luz solar, designado BioSun-Tech, arrecadou o primeiro lugar. Este sistema utiliza tecnologia inovadora de baixo custo e aproveita resíduos do embondeiro no tratamento de águas industriais.

A Leafy Luxury, que ficou em segundo lugar, pretende transformar resíduos de bananeira em perucas naturais e biodegradáveis e, também, num sérum com efeito de tratamento capilar.

O terceiro lugar coube ao projeto Carbon Oasis 2, que trata do sequestro regenerativo de CO2 com recurso a biomassa, cujo objetivo é a comercialização de créditos de carbono.

“Na UC estamos muito comprometidos em capacitar os estudantes, investigadores e professores para o empreendedorismo”, afirmou Gabriela Fernandes, Pró-Reitora da UC para o Empreendedorismo, durante a abertura do evento. Gabriela Fernandes acrescentou que é preciso “fomentar talentos” e deixou a sua visão “dos três ‘Ps’ que os empreendedores têm de ter: paixão, persistência e muita paciência”.

Este ano, estiveram envolvidos 20 participantes nas candidaturas entre estudantes e antigos alunos, passando por investigadores e docentes oriundos de áreas tão díspares como Bioquímica, Engenharia Biomédica, Gestão e Engenharia de Dados.

Os projetos finalistas foram avaliados por Anabela Carvalho, Qualified European Patent Attorney na Patentree; Inês Sequeira, Diretora e Founder da Casa do Impacto da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (que na sessão final se fez representar por Nuno Comando do Departamento de Empreendedorismo e Economia Social da mesma entidade); João Bigotte, Professor auxiliar de Inovação, Urbanismo e Transportes na UC; João d’Orey, Professor convidado de Gestão e Empreendedorismo na UC; e Filipe Rocha, Diretor do serviço de apoio à gestão na UC.

A Pró-Reitora da UC para o Planeamento e a Sustentabilidade, Patrícia Pereira da Silva, relembrou, no encerramento do concurso, a visão da UC cujo foco assenta na sustentabilidade: “Ser internacionalmente reconhecida como uma universidade de investigação em que a produção de conhecimento de elevada qualidade influencie o processo educativo e aumente a partilha de conhecimento com a sociedade, dando resposta aos problemas que são de todos/as e de cada um/a e contribuindo sem reservas para o desenvolvimento sustentável”.

O SUSTENTA UC visa fomentar o empreendedorismo tecnológico e criativo ligado à sustentabilidade e apoiar projetos de elevado potencial de negócio, estimulando uma cultura empreendedora na Universidade de Coimbra, tendo, para o efeito, desafiado docentes, investigadores, bolseiros, alunos e ex-alunos a participarem.

Esta iniciativa está integrada no âmbito do projeto UI-CAN - Universidades como Interface para o Empreendedorismo, que tem como propósito promover o espírito empreendedor, mobilizando o conhecimento universitário para a criação de novas empresas que respondam aos desafios sociais, alinhando-se com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. O projeto UI-CAN é cofinanciado pelo COMPETE 2020, através do Fundo Social Europeu.