Conferência Mundial de Ciência e Futebol reúne em Coimbra investigadores e profissionais para debater ciência, futebol e tecnologia

14 junho, 2022≈ 4 mins de leitura

O evento vai decorrer no Convento São Francisco.

© DR

É já amanhã, dia 15 de junho, que tem início, no Convento de São Francisco, em Coimbra, a 15.ª edição da Conferência Mundial de Ciência e Futebol 2022 (World Congress on Science and Soccer). Nos dias 15, 16 e 17 de junho, este evento, organizado pela Universidade de Coimbra (UC), vai acolher a comunidade científica internacional, treinadores e outros atores em torno do futebol para debater temas como a relação entre a ciência, o futebol e a tecnologia.

António Figueiredo, Vice-Reitor para a Qualidade, Desporto e Ação Social da Universidade de Coimbra, prevê que “este seja um evento enriquecedor para toda a comunidade ligada ao futebol que, através da presença de profissionais e investigadores reconhecidos nesta área, conseguirão recolher novos insights de um ponto de vista científico e tecnológico com potencial para aumentar o rendimento individual e coletivo em campo”. António Figueiredo acrescenta ainda que “a realização deste Congresso em Coimbra é motivo de orgulho e demonstra a relevância que a Universidade de Coimbra tem conquistado, internacionalmente, na área do desporto e, neste caso em particular, nas Ciências do Desporto”.

Nesta 15.ª edição da Conferência Mundial de Ciência e Futebol 2022 marcam presença diversas instituições, como a Federação Portuguesa de Futebol (FPF), representantes de inúmeros clubes nacionais e internacionais e federações de todo o mundo.

A cerimónia de abertura, que decorre já amanhã, dia 15, pelas 14h00, vai ter lugar no Grande Auditório do Convento de São Francisco e vai contar com a presença de Amílcar Falcão, Reitor da Universidade de Coimbra, José Manuel Silva, Presidente da Câmara Municipal de Coimbra, Fernando Gomes, Presidente da Federação Portuguesa de Futebol e António Figueiredo, Vice-Reitor da Universidade de Coimbra e Chair do Congresso.

Durante a conferência, além das inúmeras palestras previstas, vão ser também apresentadas novas abordagens e ferramentas utilizadas no controlo e monitorização dos treinos de futebol. O Estádio Universitário de Coimbra vai acolher workshops práticos como a “Formação da Organização Defensiva e Momentos de Transição Ofensiva” no futebol e a “relação dialética ataque-defesa: A criação de contextos específicos de formação” no futsal, coordenadas e promovidas pelo departamento técnico da FPF.

Este é um congresso que se realiza, alternadamente, nos vários continentes, tendo a última edição ocorrido em Melbourne (Austrália), em 2019.

Consulte o programa completo desta Conferência aqui.