Curso de “Especialização em Intervenção em Contexto de Emergência e Catástrofe” com candidaturas abertas

O prazo para inscrições decorre até ao próximo dia 13 de fevereiro.

07 fevereiro, 2023≈ 3 mins de leitura

Estão abertas, até ao próximo dia 13 de fevereiro, as inscrições para o curso de “Especialização em Intervenção em Contexto de Emergência e Catástrofe”, integrado no projeto Living the Future Academy.

A especialização envolve quatro entidades parceiras - Unidade de Ensino, Formação e Investigação da Saúde Militar (UEFISM), Instituto Universitário Militar (IUM), Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) e Associação Lusitana de Trauma e Emergência Cirúrgica (ALTEC) – e procura oferecer uma formação “simultaneamente holística e diferenciadora”, tal como adiantou o Coordenador do Curso no Ramo de Riscos Territoriais, Paulo Nossa, aquando do seu lançamento em dezembro passado.

Na mesma ocasião também o Reitor da Universidade de Coimbra, Amílcar Falcão, destacou a relevância da formação “tanto a nível nacional como internacional”, avançando que o curso apresenta “qualidade, com todos os condimentos ao nível das entidades envolvidas, e numa área de formação fundamental". "Esperamos que (o curso) seja muitas vezes repetido ao longo do tempo porque, infelizmente, as catástrofes vão continuar a acontecer", referiu ainda Amílcar Falcão.

O curso é dirigido a todos os que habitualmente estão presentes em situações de emergência e catástrofe, como médicos, enfermeiros, psicólogos, engenheiros, elementos das Forças Armadas, Proteção Civil e jornalistas. Após um percurso comum, no qual se pretende consciencializar os diversos agentes a atuar de forma mais eficaz no terreno, sem colocar em causa os procedimentos de segurança, a formação divide-se em duas especializações: “Riscos territoriais” e “Resposta em saúde”. O curso termina, em ambos os casos, com uma prova final de simulação.

De relembrar que o curso recebeu um financiamento de cerca de 16,5 milhões de euros no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência. Todas as informações sobre o curso de "Especialização em Intervenção em Contexto de Emergência e Catástrofe" estão disponíveis aqui.