Definido calendário para a Eleição do Reitor da Universidade de Coimbra para o mandato 2023-2027

Eleição do Reitor, em reunião plenária do Conselho Geral, está agendada para 6 de fevereiro de 2023 – com o prazo para apresentação de candidaturas a decorrer até 2 de janeiro.

RS
Rui Marques Simões
10 novembro, 2022≈ 2 mins de leitura

© Felippe Vaz

Já foi definida e aprovada, pelo Conselho Geral da Universidade de Coimbra (UC), a calendarização relativa ao processo de eleição do Reitor da UC para o mandato 2023-2027.

A eleição do Reitor, em reunião plenária do Conselho Geral, está agendada para 6 de fevereiro de 2023 – com o prazo para apresentação de candidaturas a decorrer até às 18h00 de 2 de janeiro de 2023.

A Comissão Eleitoral vai pronunciar-se sobre as candidaturas aceites até às 18h00 de 4 de janeiro de 2023. E a 30 de janeiro decorre a audição pública dos/as candidatos/as.

O Reitor é o órgão superior de governo e de representação externa da Universidade, tem um mandato de quatro anos e exerce as suas funções em regime de dedicação exclusiva. Podem candidatar-se ao cargo os/as professores/as e investigadores/as doutorados/as da Universidade de Coimbra ou de outras instituições de ensino universitário ou de investigação, nacionais ou estrangeiras, que não se encontrem na situação de aposentado/a ou jubilado/a e não estejam abrangidos/as por qualquer das situações de inelegibilidade previstas na lei.