Desporto UC põe estudantes a mexer

A iniciativa Atividades com Desporto UC faz parte da semana de acolhimento e integração aos novos e novas estudante da UC e decorreu no dia 14 no Estádio Universitário de Coimbra, juntando a UC e a AAC.

MC
Maria Cano
AB
Ana Bartolomeu
15 setembro, 2023≈ 3 mins de leitura

© UC | Paulo Amaral

Ténis de mesa, badminton, um jogo de tabuleiro humano ou atividades que ninguém sabia nomear, mas todos queriam fazer, foi este o cenário que os novos e as novas estudantes experienciaram no Estádio Universitário de Coimbra.

O Desporto UC pretende promover a prática regular de desporto e atividade física pela comunidade universitária em particular, e pela comunidade em geral, através da cedência das instalações desportivas e da organização de atividades e eventos desportivos e de apoio ao desporto.

“Este ano (letivo) tivemos uma procura muito maior em comparação com os últimos anos, significa também que o Desporto UC tem chegado a muito mais gente”, refere Rafael Rodrigues da equipa do Desporto UC. “Estamos a conseguir passar a mensagem da promoção da saúde e do bem-estar e de quão importante isso é no ambiente académico”.

Muitos ainda vêm só à descoberta. “Eu gosto de desporto e pensei vamos experimentar e ver o que é que há”, disse Pedro Tomás, estudante do primeiro ano de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores. “Achei que era uma forma interessante de conviver com mais pessoas de outros cursos e gosto sempre de desporto porque me ajuda a sair da minha zona de conforto e desanuviar um bocado”, explicou Catarina Marques, estudante do primeiro ano de Engenharia e Ciência de Dados.

Mas também houve quem viesse já com intenção de saber mais sobre desporto na Universidade de Coimbra (UC) e, quem sabe, engrossar a lista de estudantes atletas. Rodrigo Silvestre, estudante do primeiro ano de Bioquímica, é um deles. “Como agora tive de desistir da equipa (de polo aquático) para vir para Coimbra, queria continuar nem que fosse a nadar um bocado”. E não é o único. Beatriz Ramos, estudante do primeiro ano de Economia, praticou voleibol e também não quer parar. “Como estava interessada em entrar no vólei universitário pensei vir experimentar, ver como é que era o ambiente e informar-me”.

A julgar pela procura de desportos este ano, a Beatriz deve conseguir entrar numa equipa. Isto porque, além do futebol que tem sempre muito destaque, “não podemos deixar para trás modalidades do ponto de vista coletivo, como o voleibol feminino, que é um dado que nos tem vindo a surpreender bastante e no ano passado não existia”, disse Diogo Lopes, vogal da política desportiva da Associação Académica de Coimbra (AAC). Quanto ao interesse demonstrado por desportos individuais, Diogo Lopes realçou modalidades como natação, canoagem, remo ou atletismo.

Os novos e as novas estudantes puderam desfrutar de uma tarde animada e repleta de atividades que incitavam à prática desportiva, enquanto recebiam informação sobre o desporto na comunidade académica. A semana de acolhimento e integração termina no dia 15 com atividades específicas a decorrer nas diferentes Faculdades e Departamentos da UC.