Dia da Árvore e da Floresta assinalado com recolha de equipamentos elétricos

A iniciativa parte da Divisão de Manutenção, Segurança e Ambiente do Serviço de Gestão das Instalações e Património e decorre até dia 22 de março em vários locais da Universidade de Coimbra.

AB
Ana Bartolomeu
MC
Marta Costa
21 março, 2023≈ 2 mins de leitura

© UC l Ana Bartolomeu

Impressoras antigas, equipamentos de cozinha ou eletrodomésticos, pilhas ou ventoinhas. São 18 os pontos de recolha, espalhados por toda a Universidade de Coimbra, que estão a reunir os mais variados tipos de materiais e resíduos eletrónicos. A iniciativa, da Divisão de Manutenção, Segurança e Ambiente do Serviço de Gestão das Instalações e Património da UC, surge no âmbito do Dia da Árvore e da Floresta e tem "superado expetativas", garante o chefe da Divisão, Filipe Carvalheiro.

"Como universidade sustentável que somos, queremos sensibilizar a comunidade académica", acrescenta o responsável. A iniciativa tem como principal mensagem de que "é importante a reciclagem, de colocar os produtos nos sítios adequados, onde possam ter o tratamento devido", assegura Filipe Carvalheiro.

Eis o que pode fazer:

Há um circuito interno que faz a recolha do equipamento da UC para abate, relembra Filipe Carvalheiro, para que "possam ser encaminhados de forma a serem tratados por empresas credenciadas". Quanto aos materiais que estão a ser recolhidos entre 21 e 22 de março, nos vários contentores espalhados pela UC, "todos [os resíduos eletrónicos] são benvindos".

Conheça todos os pontos de recolha e outras informações sobre a iniciativa promovida pela Divisão de Manutenção, Segurança e Ambiente do Serviço de Gestão das Instalações e Património da UC aqui.