Estágio Internacional de Judo da AAC encerra com balanço positivo

O estágio decorreu de 22 a 26 de agosto e contou com a participação de cerca de 400 atletas.

26 agosto, 2016≈ 4 mins de leitura

© UC | Ana Zayara

Cerca de 1000 metros quadrados de tapete azul e amarelo, 400 atletas e 28 clubes. Estes são os números que fizeram a 28.º edição do Estágio Internacional de Judo da Académica ultrapassar as expetativas e acabar com um balanço positivo.

“Estamos muito felizes com o resultado”, afirma Filipe Rosa, presidente da Secção de Judo da Associação Académica de Coimbra (AAC). Segundo o responsável, o sucesso desta edição deve-se sobretudo ao elevado número de participantes, “conseguimos trazer clubes e envolver treinadores que nunca tinham participado” e a construção de uma estrutura nunca antes vista em Portugal para a realização de um estágio.

A 28.º edição do estágio internacional colecionou feitos inéditos, desde a construção de uma área com cerca de 1000 metros quadrados de tapete no Pavilhão Mário Mexia até de um tapete com 100 metros quadrados no interior do Alma Shopping. De acordo com Filipe Rosa, em Portugal “nenhum clube até hoje conseguiu montar uma área tão grande para a realização de um estágio”.

Darcel Yandzi, treinador de judo francês, foi uma das presenças especiais do evento. O atleta que participou nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, no Brasil, “esteve a acompanhar os atletas da seleção de França”, destaca o presidente da Secção de Judo da AAC. A atividade também contou com a participação de Joana Ramos, atleta portuguesa que também esteve nos Jogos Olímpicos de 2016. Já o campeão olímpico em 2000, Nuno Delgado, “sempre apoiou este estágio ao longo dos anos”, afirma Filipe Rosa.

“Aqui encontram-se os futuros campeãs nacionais de Portugal e os futuros atletas que vão participar no Jogos Olímpicos, Campeonatos do Mundo e Campeonatos da Europa”, sublinha o responsável da secção de judo. Filipe Rosa acrescenta ainda que o estágio destaca-se sobretudo por proporcionar a experiência para os jovens atletas, “o mais importante é que nós estamos a marcar uma futura geração”, conclui.

Estágio Internacional Judo AAC 2016

O evento contou com a presença de cerca de 400 atletas de diversas nacionalidades, como portugueses, espanhóis e franceses de 28 clubes. Entre eles, atletas da Seleção de Juniores que vão participar do Campeonato da Europa de Juniores, em setembro.

Já pensando na próxima edição do estágio internacional, o presidente da secção de judo da AAC adianta que a 29.º edição vai contar com a presença de “um técnico que em 2012 ganhou o prémio como melhor treinador francês e o seu clube vai estar presente com cerca de 70 atletas”.

Reportagem de Ana Zayara, estudante de Jornalismo e Comunicação na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.