Estudantes de mobilidade dinamizam iniciativa de solidariedade na baixa

Todos os bens recolhidos pelas estudantes vão ser distribuídos por cerca de 50 sem abrigo da Baixa de Coimbra na noite de 26 de janeiro.

25 janeiro, 2017≈ 3 mins de leitura

Quando todos acham que a vida de mobilidade passa apenas pelo estudo e a boémia, três estudantes decidiram fazer mais. Retribuir o acolhimento que receberam em Coimbra nos últimos meses através de um projeto de solidariedade social, foi assim que a iniciativa “Erasmus Returns The Favor” se tornou realidade.

Com o regresso a casa de muitos estudantes de mobilidade durante esta época, as três estudantes – Lija Alice Cannoo-Tomas, Anna Paula Carvalho e Sophia Renteria – decidiram começar a recolher comida e alguns pertences que normalmente seriam deitados fora. Assim, em vez de desperdiçar os bens, as estudantes vão preparar pratos e distribui-los a cerca de 50 sem abrigo da Baixa de Coimbra. A distribuição dos bens e a refeição estão marcados para a noite de 26 de janeiro.

As três alunas não estão sozinhas. Com o apoio da Câmara Municipal de Coimbra e da Erasmusland Coimbra, a iniciativa começou a aceitar doações de “dinheiro, comida, lençóis, roupas”, e também “ajuda na cozinha, no transporte e na distribuição das doações”. Através de uma página de Facebook, o “Erasmus Returns the Favor” está agora a tentar motivar a comunidade académica a fazer a diferença.

O próximo passo, de acordo com as organizadoras, é tentar promover uma ação semelhante a nível internacional, de forma a que iniciativas do género sejam desenvolvidas noutras cidades europeias.

Para ajudar e fazer uma doação, pode contatar a organização através do site. As doações podem também ser entregues no Castelo (perto da Praça da República).

Saiba mais informações em como pode ajudar aqui.