Estudantes debatem Plano Estratégico da UC 2023-2027

A sessão de 7 de dezembro serviu para integrar a perspetiva e os contributos dos e das estudantes.

M(
Maria Cano (texto)
P(
Paulo Amaral (fotos)
07 dezembro, 2023≈ 4 mins de leitura

© UC | DCOM

O Student Hub voltou a ser o palco da discussão e geração de ideias para o Plano Estratégico da Universidade de Coimbra (UC) para o quadriénio 2023-2027. Desta vez os contributos vieram da parte dos estudantes nacionais, tendo muitos dos presentes ligação à Associação Académica de Coimbra (AAC).

Divididos em três grupos, foram debatidas temáticas ligadas à ação social e apoios, instalações da UC ou inovação pedagógica.

“Como já estive aqui os meus últimos cinco anos na UC, acabo por ter uma noção daquilo que são as necessidades e, como aluna finalista, também é do meu interesse falar da fixação dos jovens à cidade”, disse a estudante do mestrado integrado em Ciências Farmacêuticas, Inês Coelho.

No caso da ação social, o grupo da também representante do Núcleo de Estudantes de Farmácia da AAC identificou problemas como “as cantinas do Polo III e do Polo II não terem oferta de jantar” ou o facto de nem todos os que precisam terem acesso a residências. Quanto a fixar os estudantes na UC, considera que a solução passa por “mais parcerias com empresas, mais estágios e também cooperação entre a UC e a Câmara”.

Já David Calaxa, estudante de licenciatura de Ciências do Desporto, considera que, enquanto presidente do Núcleo de Estudantes de Ciências do Desporto e Educação Física e membro do Conselho Pedagógico, “faz todo o sentido vir ao plano estratégico”.

Sobre questões relacionadas com o Campus UC, David Calaxa referiu que a “visão do grupo era bastante similar em alguns pontos” e deu exemplos como bolsas relacionadas com Desporto “para incentivar estudantes tanto a virem estudar para a UC como para os que já cá estão”, a “requalificação do Estádio Universitário de Coimbra" e “programas de sustentabilidade”.

“Sou Senador representante de estudantes da Faculdade de Direito da UC e vim aqui a esta sessão no exercício destas funções”, explica o estudante de mestrado de Direito, Bernardo Garcia.

No grupo relacionado com a inovação pedagógica chegou-se a três principais conclusões. A primeira passa pela “criação de uma comissão especializada com um observatório a nível da Universidade” para que possam fazer uma análise e depois instituir um programa de promoção da investigação científica em cada faculdade. Ao nível do desenvolvimento pedagógico a solução proposta prende-se com um organismo que iria criar “um projeto piloto de inovação pedagógica” em cada Unidade Orgânica.

A terceira proposta, na área da digitalização do ensino e da oferta formativa, passa por consciencializar para que as plataformas UC Teacher e UC Student "não sejam um mero repositório de documentos, mas sejam também uma plataforma de active learning”.

Juntos pelo Futuro da UC é o lema do Planeamento Estratégico 2023-2027, onde toda a comunidade é chamada a intervir. Mais informações em www.uc.pt/planeamento/.