Pessoal docente e investigador auscultado para o Plano Estratégico da UC 2023-2027

Corpos docente e investigador da Universidade de Coimbra refletiram sobre os pilares estratégicos, com o objetivo de recolherem contributos para o Plano de Ação do próximo quadriénio.

M(
Marta Costa (texto)
P(
Paulo Amaral (fotos)
06 dezembro, 2023≈ 4 mins de leitura

© UC | DCOM

Numa semana intensa de reuniões e debates tendo em vista o Plano Estratégico da Universidade de Coimbra (UC) para o quadriénio 2023-2027, chegou o dia de ouvir e integrar a perspetiva e contributos do pessoal docente e investigador. Cerca de 80 pessoas estiveram envolvidas nos vários grupos de trabalho, assentes nos pilares de missão Ensino, Investigação & Inovação, Desafios Societais e Internacionalização, e sobre as áreas de Sustentabilidade e Responsabilidade Social.

"Temos vindo a ouvir vários grupos e vamos continuar até janeiro". De acordo com o Reitor da UC, Amílcar Falcão, o objetivo é recolher "o contributo de todos, para trabalhar em equipa". O responsável explicou que, utilizando o Plano que já existe, pretende-se "melhorá-lo, enriquecê-lo e atualizá-lo com as sugestões e contributos".

Ana Salomé, docente da Faculdade de Medicina da UC, foi uma das participantes da sessão. Considera "importante a contribuição de todos para a UC ao dar e partilhar ideias" para o futuro. Um dos temas em discussão foi a prevenção do abandono e do insucesso escolar, grupo em que se inseriu. "Efetivamente, vemos que há muitos alunos que, por questões de precariedade, económicas, de habitação e tantas outras, acabam por ter problemas e, de acordo com a docente, é necessário "fazer um brainstorming para encontrar soluções para apoiar estes estudantes".

Já tinha participado antes e quando surgiu a oportunidade de participar novamente, João José Sousa não hesitou. O docente da Faculdade de Farmácia da UC acredita que todos os contributos são importantes para a melhoria continua na investigação feita na UC. "Acho que às vezes os planos de curso e os planos pedagógicos têm de se orientar, não só para a investigação fundamental, mas para a investigação que depois possa ter aplicabilidade prática. Ou seja, não ser apenas uma investigação um pouco etérea, mas que a comunidade e sociedade possam usufruir desse conhecimento. Esse é o sentido da universidade".

Para Vanessa Santos participar nas sessões de reflexão e auscultação para o Plano Estratégico da UC "é uma oportunidade única". A investigadora do Instituto de Ciências Nucleares Aplicadas à Saúde (ICNAS) acredita que se tem "em mãos a capacidade de decidir e puder mudar o nosso próprio futuro. A investigadora lamenta, no entanto, que, apesar de "tantas queixas", haja "tão poucas pessoas a voluntariar-se para decidir o seu próprio futuro".

Juntos pelo Futuro da UC é o lema do Planeamento Estratégico 2023-2027, onde toda a comunidade é chamada a intervir. Mais informações em www.uc.pt/planeamento/.