Estudantes internacionais chamados a refletir no âmbito do Plano Estratégico 2023-2027

A segunda sessão de auscultação foi dedicada a estudantes internacionais.

M(
Marta Costa (texto)
P(
Paulo Amaral (foto)
17 novembro, 2023≈ 3 mins de leitura

© UC | DCOM

São 6 433 os estudantes estrangeiros atualmente a estudar na Universidade de Coimbra (UC), de um universo total de 32 150 inscritos no ano letivo 2022/23. Com 123 países representados, os estudantes de nacionalidade estrangeira contabilizam 20% da comunidade estudantil da Universidade, percentagem que engloba estudantes de mobilidade e com estatuto de estudante internacional E a segunda sessão de reflexão no âmbito do Plano Estratégico da UC 2023-2027 foi dedicada a este último grupo.

O objetivo, explicou o Reitor da UC, Almílcar Falcão, é que, com as "ideias e contributos, este seja um documento que reflita o pensamento de toda a comunidade académica". De acordo com Amílcar Falcão, posteriormente, pretende-se "que os contributos mais referidos possam vir a ser incorporados no Plano Estratégico, e assim proceder a melhorias no futuro". Para isso, o responsável deixou o apelo: "sejam ativos e proativos".

Do Brasil, Rachel Carvalho é estudante de doutoramento e viu de forma muito positiva a sessão. A estudante do curso Democracia no Século XXI considera que a participação de estudantes na iniciativa “democratiza as possibilidades de criarmos e compreendermos o que é uma universidade como a UC”. Rachel Carvalho acredita ser “gratificante perceber que estamos a ser escutados e que podemos propor também melhorias para nos sentirmos mais acolhidos”.

Também Diouan Ayman, estudante de Mestrado em Engenharia Química na Faculdade de Ciências e Tecnologia da UC, estava “contente por participar no evento”. No grupo em que se inseriu foi debatida a forma “de garantir uma ligação entre a investigação e a sociedade. E como essa ligação deve ser a Universidade”. O estudante oriundo de Marrocos acredita que a UC pode ser a ponte para “garantir que os investigadores encontrem os problemas e também as soluções necessárias à sociedade”.

O grupo onde se debateu o tema "Viver e estudar em Coimbra, que oportunidades?" “era bem heterogéneo", conta a cabo-verdiana, Maria Pires. A estudante de doutoramento na Faculdade de Letras da UC considera a iniciativa de auscultação dos estudantes “interessante e muito pertinente”. Conta que discutiram propostas para “propinas, saúde mental ou mobilidade e transportes” e garante que os “temas foram muito bem selecionados”. “Pode ser que não venhamos a beneficiar com as propostas, mas estivemos cá”, afirma Maria Pires.

"A articulação entre ensino, investigação e sociedade", "o contributo da UC para o desenvolvimento sustentável", "a oferta formativa, atratividade e captação de estudantes", "serviços de apoio e ação social" e o "desenvolvimento de competências e sucesso académico" foram outras temáticas em debate.

A 2.ª sessão de auscultação, dedicada a estudantes internacionais, teve lugar a 16 de novembro e contou com cerca de 70 inscritos.

Juntos pelo Futuro da UC é o lema do Planeamento Estratégico 2023-2027, onde toda a comunidade é chamada a intervir. Mais informações sobre o planeamento estratégico da UC em www.uc.pt/planeamento/