Empreendedorismo é tema de reunião do Planeamento Estratégico da UC 2023-2027

Cerca de 40 entidades e empresas relacionadas com o empreendedorismo reuniram no Colégio da Trindade para uma sessão tendo em vista o Plano Estratégico da UC 2023-27.

M(
Marta Costa (texto)
P(
Paulo Amaral (fotos)
17 janeiro, 2024≈ 3 mins de leitura

© UC | DCOM

O Colégio da Trindade da Universidade de Coimbra (UC) voltou a receber uma sessão tendo em vista o Plano Estratégico da UC para o quadriénio 2023-2027. A 17 de janeiro, o tema principal foi o Empreendedorismo e juntou cerca de 40 entidades e empresas relacionadas com a área.

O objetivo da sessão passou por "colher sugestões concretas para a Universidade que estamos a construir", garante a Pró-Reitora para o Planeamento e Sustentabilidade da UC, Patrícia Pereira da Silva. Para além de "potenciar laços entre a UC" e os participantes, a Pró-Reitora destacou a oportunidade de "construir uma rede entre todos os parceiros". A sessão contou com participantes com experiência em empreendedorismo, da UC e externos, e representantes de entidades com ligação à área.

O investigador e docente da Universidade, Jorge Coelho, enalteceu a iniciativa que “reúne um conjunto de pessoas com diferentes experiências, todas relacionadas com a área do empreendedorismo e inovação que é absolutamente crítica para o futuro da UC”. Jorge Coelho afirma que é “claramente positivo” ouvir várias pessoas e “a criação de networking”.

Rui Castro pertence ao Family Office JOTA 2 Group mas participou na sessão como responsável da incubadora inCoimbra StartUp Hub. “É fundamental e é um bom sinal reunir este grupo alargado de pessoas”, sublinha. De acordo com Rui Castro, uma das vantagens é o reforço do conhecimento mútuo, “mas, principalmente, para ouvir as dores as necessidades e expetativas de cada elemento deste ecossistema” de inovação e empreendedorismo. “Só pode enriquecer a Universidade de Coimbra”, acredita.

A Câmara Municipal de Coimbra (CMC) também marcou presença na reunião. O vereador da CMC, Miguel Fonseca, defende que o plano “será tanto mais consistente e sedimentado quanto do mesmo resultarem medidas e indicadores que fortaleçam o posicionamento de Coimbra ao nível nacional e internacional, não somente ao nível do Ensino Superior, mas também no fomento da atividade empreendedora e capacitação de potenciais empreendedores”. O objetivo é “reforçar o efeito positivo na criação de valor e emprego no nosso concelho”.

Os temas em discussão foram "capacitação para o empreendedorismo; valorização de tecnologia e conhecimento; promoção de spin-offs; dinamização do ecossistema empreendedor; desenvolvimento sustentável; Académica Start UC / júnior empresas e iniciativas".

Juntos pelo Futuro da UC é o lema do Planeamento Estratégico 2023-2027, onde toda a comunidade é chamada a intervir. Mais informações em www.uc.pt/planeamento/.