Arranca auscultação para Planeamento Estratégico da UC 2023-2027

A primeira sessão foi focada no tema da Investigação e Inovação.

MC
Maria Cano
MC
Marta Costa
27 outubro, 2023≈ 2 mins de leitura

© DR | Maria Cano

“Hoje damos início a um novo ciclo de auscultação da Comunidade UC para elaborarmos o Plano Estratégico 2023-2027”. A afirmação foi proferida pela Pró-Reitora da Universidade de Coimbra (UC) para o Planeamento e Sustentabilidade, Patrícia Pereira da Silva, antes de iniciar a primeira de várias sessões direcionadas para a Comunidade UC que se incluem no processo de planeamento estratégico. Este integra, entre outros momentos, diferentes sessões de auscultação, acabando por culminar com o Plano Estratégico 2023- 2027.

A sessão contou com cerca de 40 representantes das Unidades de Investigação & Desenvolvimento (I&D) da UC e de outras entidades do sistema científico e tecnológico nacional. O objetivo é integrar a perspetiva e os contributos dos participantes no pilar de missão Investigação & Inovação [os pilares de missão, à semelhança dos eixos de missão, surgem do quadro de referência estratégica da Universidade].

Presente na abertura, o Vice-Reitor da UC para a Investigação, João Ramalho-Santos, incitou os participantes a fazerem parte da solução. “Cá estarei para ouvir tudo o que têm a dizer”.

Divididos por várias salas, os participantes tiveram o desafio de debater ideias e propor ações concretas sobre temas relacionadas com a interdisciplinaridade, a Comunicação de Ciência, condições para I&D, entre muitos outros.

Os docentes, investigadores, corpo técnico, estudantes, alumni e entidades externas vão também ter oportunidade de participar e dar os seus contributos nas próximas sessões.

O “objetivo de sermos uma Universidade de Investigação” é para manter. A “partir daí as portas estão abertas para sugestões e melhorias” para que seja criado “um documento final onde a comunidade se reveja”, disse o Reitor da UC, Amílcar Falcão.

Juntos pelo Futuro da UC é o lema do Planeamento Estratégico 2023-2027, onde toda a comunidade é chamada a intervir. Mais informações sobre o planeamento estratégico da UC em www.uc.pt/planeamento/