Exposição "Partida" quer "apelar às recordações" de quem a visita

Mostra da autoria de Mimi Tavares está patente no Quarto 22 do Colégio das Artes até 18 de março de 2022.

MC
Marta Costa
KP
Karine Paniza
11 fevereiro, 2022≈ 2 mins de leitura

© UC | Marta Costa

Saída, Brincadeira, começo, morte ou até mesmo algo quebrado são alguns dos significados da palavra partida. E essa foi justamente a palavra escolhida pela artista Mimi Tavares – Partida, como mote da exposição de sua autoria patente no Colégio das Artes da Universidade de Coimbra (UC).

“Todos esses sentidos podem, de algum modo, ser vistos na exposição, essa abrangência e ambiguidade entre os vários sentidos da palavra partida”, explica Mimi Tavares.

O desafio, segundo a artista, foi arranjar estratégias diferentes para tentar "representar a passagem do tempo” através do desenho e pintura.

Mimi Tavares revela ainda que o principal objetivo era que “a exposição apelasse as memórias de cada um” já que as imagens retratadas tem “sempre elementos e vestígios” que tentam despoletar as próprias recordações de cada visitante da exposição.

Eis o que pode fazer:

A exposição Partida vai estar patente no Quarto 22 do Colégio das Artes de segunda-feira a sexta-feira, das 14 às 18 horas, até 18 de março de 2022.

Conheça mais sobre a artista Mimi Tavares:

Nasceu em 1962, vive e trabalha em Lisboa e é Licenciada em Pintura pela FBAUL em 1988. Curso de Ilustração da Fundação Calouste Gulbenkian com a pintora Maria Keil em 1982. Expõe regularmente desde 1985 e já fez cerca de duas dezenas de exposições individuais. É representada pela Galeria Monumental, Lisboa e pela Galeria Sete, Coimbra. Leciona Pintura e Desenho desde 2003.

Integra a banda Ena Pá 2000 desde a sua formação em 1983. Foi vocalista da banda Tina & the Top 10, tendo ainda colaborado como cantora com os Irmãos Catita, o trompetista e compositor Sei Miguel e os Ithaka, entre outros.

Como colaboradora do Atelier “Miss Suzie”, participou em inúmeros trabalhos de guarda-roupa, cenografia, construção de mascotes e publicidade. Como membro da equipa de Direcção de Arte do “New Animation Lab” participou em diversos filmes de animação para publicidade, festival Monstra, entre outros.

Cenografia da Peça “Da compaixão- chove e sol em Paris” de Abel Neves com encenação de S. José Lapa, Teatro Taborda, Maio 2021, Espaço Aguncheiras, Setembro 2021.