“Humanidades Digitais” é o tema do mais recente número da Revista Estudos do Século XX

15 dezembro, 2022≈ 3 mins de leitura

Já está disponível, em acesso aberto, o número 22 da Revista do Centro de Estudos Interdisciplinares (CEIS20), coeditado pela Imprensa da Universidade de Coimbra.

O Volume número 22 (2022) inclui um Dossier Temático dedicado às “Humanidades Digitais”, com coordenação das investigadoras do CEIS20 Maria Manuel Borges e Ana Isabel Ribeiro. As Humanidades Digitais são uma área emergente que alberga práticas epistémicas distintas na área das Humanidades. Tais práticas têm como tónica comum a aplicação da tecnologia digital nos seus processos de interrogação, construção, métodos, visualização e análise e disseminação da investigação.

Do encontro entre a tecnologia digital e as Humanidades resulta uma mudança de paradigma na forma como pensamos e produzimos a ciência e a cultura. Este olhar altera o tecido das próprias humanidades pela criação de novos objetos, pelo incremento do trabalho colaborativo, marcadamente multidisciplinar, pelo envolvimento societal e pela ampliação da disseminação de resultados.

Este número visa refletir essa diversidade epistémica, plasmada em métodos, abordagens e perspetivas, que comprovam a riqueza e o olhar, necessariamente plural, sobre as Humanidades Digitais, as quais usufruem das facilidades geradas pela Ciência Aberta.

O Volume conta ainda com as secções “Diálogos Multidisciplinares” e “Recensões”.

Aceda ao volume número 22 da Revista Estudos do Século XX.

A Revista Estudos do Século XX é uma publicação destacada do Centro de Estudos Interdisciplinares — CEIS20, dedicada à reflexão crítica e debate interdisciplinar sobre questões prementes que estruturam e afetam as sociedades contemporâneas. Com periodicidade anual, e um sistema rigoroso de arbitragem científica, a revista é publicada pela Imprensa da Universidade de Coimbra.