Inquérito - Estudo: Stress no trabalho na Educação, Saúde e Indústria - Universidade de Aveiro

14 dezembro, 2022≈ 3 mins de leitura

Sabe-se que o Stress Ocupacional (SO) pode prejudicar a saúde física e mental do trabalhador, podendo resultar num défice funcional temporário ou permanente, cujo afetação acontece não só ao nível individual, como também organizacional e socioeconómico. É urgente o desenvolvimento de diretrizes de prevenção adequadas, bem como o desenvolvimento de ferramentas que permitam maximizar o processo de avaliação, prevenção e intervenção de forma integrada às necessidades especificas de cada contexto de trabalho. Esta é a resposta que o presente estudo pretende dar, recolhendo dados (ao nível Nacional), que permitam a caracterização das necessidades especificas dos referidos contextos de trabalho, visando o desenvolvimento de diretrizes e ferramentas de prevenção direcionadas.

O estudo “Stress no trabalho na pandemia COVID-19: avaliar para promover a saúde ocupacional” tem como objetivo investigar fatores relacionados com a saúde ocupacional em tempos e pós a COVID-19.

O estudo é totalmente online e demora cerca de 15 a 20 minutos. É apenas solicitado que responda a um conjunto de questionários, estando salvaguardado o anonimato e confidencialidade das informações recolhidas: em nenhum momento será pedido qualquer dado/ elemento que o/a identifique si, ou à sua entidade empregadora. Os dados recolhidos serão usados apenas para fins de investigação.

Na primeira página do inquérito ser-lhe-á solicitado o consentimento informado, o qual contempla toda a informação referente a objetivo, finalidade, riscos, benefício, procedimentos no tratamento de dados e informação de contacto para esclarecimentos adicionais. O presente estudo foi aprovado pelo Encarregado de Proteção de Dados e pela Comissão de Ética da Universidade de Aveiro (60-CED/2022).

Para participar, apenas terá de aceder ao seguinte link: https://forms.ua.pt/index.php?r=survey/index&sid=181222&lang=pt

Mais informações do estudo em: https://www.ua.pt/pt/noticias/5/74460?fbclid=IwAR21KTT2pfnUT1aC7V62I0jH729ccoDy4ZU6aoKPSbs7R0g2CWw7aZH8924