Jardim de Infância dos SASUC comemora 50 anos de vida

As crianças do Jardim de Infância dos SASUC tiveram um domingo diferente, com as diversas atividades preparadas para a comemoração dos 50 anos desta valência.

14 novembro, 2023≈ 4 mins de leitura

O Jardim de Infância (JI) dos Serviços de Ação Social da Universidade de Coimbra (SASUC) comemorou 50 anos de existência a 12 de novembro. Para sinalizar a data, a Comissão de Pais, em conjunto com a equipa do JI, organizou um conjunto de atividades para as crianças. Na comemoração estiveram também presentes educadoras que fazem parte da história do JI, mas que já se encontram aposentadas.

A celebração, que teve início pelas 10h00, contou com uma “Feirinha de Outono”, com um momento de contar de histórias intitulado “Faz de Conto” e ainda com o ponto alto da celebração: o cantar dos parabéns ao Jardim de Infância.

O Administrador dos SASUC, Leonardo Vicente, realçou o momento histórico que representa a efeméride, agradecendo toda a dedicação e o trabalho desenvolvido pela Comissão de Pais e pela equipa do JI. “Os 50 anos do Jardim de Infância mostram a longevidade que um projeto que marca a diferença pode ter, mas tal não seria possível sem a confiança em nós depositada por muitas famílias, ao longo destes anos. Centramo-nos no desenvolvimento integral da criança, trabalhando todos os dias, e anos letivos, de forma dinâmica e evolutiva, mas sempre centrados nas “nossas” crianças, nas suas vontades, curiosidades e necessidades, valorizando, de forma muito especial, as vivências na natureza e na comunidade que as rodeia, assim como todas as experiências positivas que estas podem proporcionar. E para complementar, ainda temos um vasto conjunto de atividades extracurriculares”, destaca o responsável.

O Jardim de Infância, em conjunto com a Creche, compõem os Serviços de Apoio à Infância dos SASUC. Este é um dos apoios sociais disponibilizados pelos SASUC à comunidade UC, com vagas prioritárias para os/as filhos/as de estudantes, bem como de docentes, investigadores e membros do corpo técnico da Universidade de Coimbra, mas que também disponibilizam, quando possível, vagas para candidatos/as sem vínculo à UC.

Com um projeto pedagógico que abrange as dimensões da sustentabilidade, do património e da cultura, as crianças do Jardim de Infância dos SASUC desenvolvem, ao longo do ano, diversas atividades no âmbito desta temática. Destacam-se as realizadas em espaços exteriores, nomeadamente no próprio espaço do JI, mas, também, em espaços da Universidade de Coimbra, como é o caso do Jardim Botânico ou do Instituto Geofísico, e noutros.

O JI disponibiliza, também, diversas atividades extracurriculares, como a natação, a patinagem, o judo ou dança criativa, algumas das quais resultantes de parcerias com as Secções da AAC.

Mais informações sobre o Apoio à Infância dos SASUC em https://www.uc.pt/sasuc/apoios/apoio-a-infancia/.