Jardim vertical marca início de campanha de sensibilização pelo Desenvolvimento Sustentável na Universidade de Coimbra

Implantação de um painel com cerca de 400 plantas no átrio entre os departamentos de Física e Química assinala o arranque da campanha que a UC promove, com um conjunto de ações simbólicas, até final do ano.

NN
NMAR/UC
25 setembro, 2023≈ 4 mins de leitura

Jardim vertical – com espécies como pinheiro manso, pilriteiro ou aloé vera – vai permanecer no local durante um mês e contribuir, depois, para a proteção da biodiversidade da região

© UC | NMAR - Hugo Faria

“Juntos ajudamos a proteger o futuro” é o nome da campanha que a Universidade de Coimbra (UC) lança hoje (segunda-feira, 25), com o objetivo de sensibilizar a comunidade para a importância dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. A criação de um jardim vertical no centro do Polo I da instituição marca o arranque da iniciativa.

Reconhecida pelo Times Higher Education Impact Rankings e pelo QS World University Ranking como a instituição de ensino superior mais sustentável de Portugal, a Universidade pretende ajudar a proteger o futuro do planeta com um conjunto de ações simbólicas – alinhadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas – que serão concretizadas, até final do ano, nos campi universitários.

A primeira acontece esta segunda-feira, Dia Nacional da Sustentabilidade, com a implementação de um painel vivo composto por cerca de 400 plantas, no Átrio dos Departamentos de Física e Química, no Polo I da UC.

O jardim vertical – com espécies como pinheiro manso, pilriteiro ou aloé vera – vai permanecer no local durante um mês e contribuir, depois, para a proteção da biodiversidade da região, através de uma parceria com o Jardim Botânico da UC e a iniciativa UC.Plantas. Os 400 exemplares que o compõem serão, posteriormente, replantados em zonas florestais carenciadas (que tenham sido afetadas por incêndios ou intempéries).

Após esta primeira ação, alinhada com o ODS 13 – Ação Climática, a Universidade vai promover, até final do ano, outras duas iniciativas relacionadas com outros dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável em que mais se tem distinguido nos rankings internacionais, ODS 2 – Erradicar a Fome e ODS 11 – Cidades Sustentáveis.

No seu conjunto, as três ações pretendem demonstrar como a Universidade de Coimbra e a sua comunidade contribuem para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 das Nações Unidas, consolidando o firme compromisso da instituição assumido no Plano Estratégico 2019-2023.

Na página web da campanha - juntospelofuturo.uc.pt - será possível encontrar mais informações sobre cada uma das ações e dos restantes projetos e iniciativas da Universidade.

A Universidade de Coimbra tem a ambição de ser a primeira universidade nacional a atingir a neutralidade carbónica até 2030, através do desenvolvimento de uma política de sustentabilidade ambiental e da consciencialização da comunidade.

Recentemente a UC foi considerada, pelo quarto ano consecutivo, a instituição de ensino superior mais sustentável em Portugal e a 29.ª do mundo, de acordo o Times Higher Education Impact Rankings 2023.

Também o QS World University Ranking, no primeiro ano em que integrou nos seus parâmetros o indicador da Sustentabilidade, destacou o impacto social e ambiental do ensino e investigação da Universidade de Coimbra, classificando-a como a mais sustentável a nível nacional.