João Mendes Ribeiro reconhecido com o Prémio João de Almada

A recuperação da Casa São Roque, da autoria de João Mendes Ribeiro, foi unanimemente considerada pelo júri da 19.ª edição do Prémio João de Almada como a melhor intervenção na categoria “Edifícios Não Residenciais”.

28 janeiro, 2022≈ 3 mins de leitura

© DR

O júri da 19.ª edição do Prémio João de Almada acaba de reconhecer o trabalho do docente do Departamento de Arquitetura da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, João Mendes Ribeiro, na recuperação da Casa de São Roque, como a melhor intervenção na categoria “Edifícios Não Residenciais”.

A antiga Casa da Quinta da Lameira, é, de acordo com a Câmara Municipal do Porto, "considerada um dos mais notáveis edifícios da zona oriental da cidade do Porto". "Encontrava-se num processo de degradação há várias décadas, com perda de valores de carácter patrimonial. Esta intervenção, que reformou a casa e a transformou em Centro de Arte, devolvendo-a à fruição pública, devolveu-lhe também muito do esplendor de outrora", continua a autarquia.

O júri, que distinguiu João Mendes Ribeiro de forma unânime, reconheceu na obra “um particular cuidado na recuperação de todos os valores patrimoniais e na interpretação das tipologias originais, cumprindo exemplarmente os critérios de apreciação arquitetónica previstos no programa de concurso”. Foi também valorizado “o esforço na recuperação de toda a envolvente ajardinada da casa”, reavivando a relação entre o interior e o exterior.

Mais informações aqui.

Partilhe