Jogos Universidade de Coimbra com mais sentido de pertença

A aplicação UC Competitions é uma das novidades da 6.ª edição dos Jogos Universidade de Coimbra, que tem inscrições abertas entre 9 de outubro e 9 de novembro.

Maria Cano
Marta Costa
28 setembro, 2023≈ 3 mins de leitura

© UC I DCOM

Começaram em 2018 e são “uma aposta” ganha da Universidade de Coimbra (UC), a julgar pelo número crescente de participantes. É este o quadro traçado para os Jogos da Universidade de Coimbra (JUC) 2023/24 pela Pró-Reitora da UC para o Desporto, Filipa Godinho.

Os JUC 2023/24 foram apresentados no Estádio Universitário de Coimbra a 28 de setembro e trazem novidades. “Vamos ter uma nova ferramenta que se chama UC Competitions e que vai ser utilizada pela primeira vez nesta edição”, explicou Filipa Godinho à margem do evento. A Pró-Reitora esclareceu que a aplicação vai estar disponível em outubro e pode ser acedida através da página do Desporto UC. “É uma aplicação muito funcional, muito apelativa, fácil de trabalhar” que traz "espírito de pertença” às equipas, revela.

Mas as novidades não se ficam por aqui. “Queremos desenvolver também uma liga direcionada para os estudantes internacionais” e outra para os estudantes pré-universitários, “possíveis futuros estudantes da UC, levando assim a Universidade e, neste caso, o desporto na UC à região”. Além disso, os participantes nos JUC têm a possibilidade de apuramento para os Jogos Universitários de Portugal, competição de âmbito nacional promovida pela Federação Académica do Desporto Universitário.

A sessão de apresentação dos JUC contou com as intervenções da Pró-Reitora da UC para o Desporto, Filipa Godinho, do Administrador dos Serviços de Ação Social da UC (SASUC), Leonardo Vicente, do Presidente da Direção-Geral da Associação Académica de Coimbra (AAC), João Caseiro, e da Coordenadora das Atividades do Desporto UC, Marianna Cardoso.

Sobre os JUC

Os Jogos Universidade de Coimbra (JUC), são um evento anual, multidesportivo, promovido pela Universidade de Coimbra através do Desporto UC, que conta com um forte apoio e colaboração dos SASUC e da AAC.

Os JUC envolvem a competição em cinco ligas distintas (cada uma destinada a um público específico: Liga Académica (estudantes), Liga Inter-Residências (residentes nos alojamentos dos SASUC), Liga Minerva (docentes, investigadores e corpo técnico), Liga Alumni (antigos estudantes) e Liga 2 I’s (empresas parceiras de Inovação e Investigação) e oito modalidades diferentes (Andebol, Badminton, Basquetebol 3x3, Futebol, Futsal, Ténis, Ténis de Mesa e Voleibol), nas vertentes feminina e masculina.

Mais informações sobre os Jogos Universidade de Coimbra em https://www.uc.pt/desporto/juc/