Jogos Universidade de Coimbra voltam a entrar em campo

Com cinco ligas e oito modalidades, a competição tem como objetivo promover a prática de desporto e de atividade física na comunidade universitária.

Ana Bartolomeu
13 outubro, 2022≈ 2 mins de leitura

© UC l Ana Bartolomeu

Estão oficialmente abertos os Jogos Universidade de Coimbra 2022/2023 (JUC). Além de incentivarem à prática de atividade física, os JUC potenciam o património desportivo da Universidade e promovem a socialização na comunidade UC. No ano passado, o número de inscritos ultrapassou os três mil. Nesta 5.ª edição, o Vice-Reitor da Universidade de Coimbra para a Qualidade, Desporto e Serviços de Ação Social, António Figueiredo, acredita ser possível atingir um novo recorde no número de participantes e faz um apelo aos Núcleos de Estudantes: “Nós queremos acreditar que esta edição vai ser a edição que vai superar todos os números, mas para isso vai ser absolutamente determinante a vossa colaboração. Não tenho dúvidas que do vosso empenhamento resultará certamente o sucesso da edição 2022/2023.”

Os JUC 2022/2023 contam com oito modalidades (Andebol, Badminton, Basquetebol 3x3, Futebol, Futsal, Ténis, Ténis de Mesa e Voleibol), nas vertentes feminina, masculina e mista. A competição é composta por cinco ligas, cada uma destinada a um público específico: Liga Académica, para todos os estudantes, Liga Inter-Residências, para residentes nos alojamentos dos SASUC, Liga Minerva, para docentes, investigadores e corpo técnico, Liga Alumni, para antigos estudantes, e Liga 2 I’s, para membros de empresas parceiras de Inovação e Investigação.

Eis o que pode fazer:

“O desporto é um dos nossos pilares fundamentais”, lembra o Presidente da Direção-geral da Associação Académica de Coimbra, João Caseiro. A Liga Académica e os JUC é o que “nos diferencia de outras academias”, defende. “Nós temos aqui uma boa prática, que é um exemplo a nível do desporto informal, com muitas potencialidades para o nosso desporto universitário e para as nossas secções.”

A cerimónia de apresentação pública da edição 2022/2023 decorreu no Auditório Rui de Alarcão, no Estádio Universitário de Coimbra.

As inscrições devem ser realizadas através da plataforma Desporto UC. Mais informações sobre os Jogos Universidade de Coimbra em https://www.uc.pt/desporto/juc/