"Mulheres da UC na Ciência" dá a conhecer o trabalho das investigadoras da Universidade de Coimbra

Goreti Sales, docente e investigadora do BioMark@UC, é a primeira convidada da rubrica que estreia hoje, 6 de junho.

AB
Ana Bartolomeu
06 junho, 2022≈ 3 mins de leitura

© NMAR

Professora e investigadora do Departamento de Engenharia Química da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), Goreti Sales entrou na Ciência pela porta de Farmácia.

Com 26 anos de carreira, a investigadora acumula prémios e distinções. O último partiu do Conselho Europeu de Inovação (European Innovation Council, EIC), que integrou Goreti Sales na lista de “Campeões Nacionais”.

Depois de em 2012 criar um dispositivo capaz de monitorizar biomarcadores de cancro de forma autónoma, a investigadora prossegue o seu trabalho no BioMark@UC. Acompanhada por 20 investigadores da Universidade de Coimbra (UC), a equipa desenvolve mecanismos úteis ao tratamento de cancros e doenças neurodegenerativas.

O seu mais recente projeto é algo mais “fora da caixa”, no qual a investigadora procura perceber o efeito que a meditação poderá ter no funcionamento das células do corpo.

Apesar de não se considerar uma referência na área da Engenharia Química, admite ser bem sucedida no seu caminho como investigadora.

“Acho que o sucesso que eu tenho tem a ver com a ousadia de ser capaz de olhar para ideias muito diferentes, arriscar e conseguir concretizá-las”.

O seu percurso académico inspirador leva Goreti Sales a participar na série documental "Mulheres que Contam", que será exibida a 6 de junho, na RTP2.

O caminho da investigação é árduo e repleto de dificuldades, mas “se aliarmos estes dois fatores [trabalho e amor àquilo que se faz] acho que não há nenhum obstáculo no mundo que nos impeça de conseguir concretizar um objetivo científico.”

“Mulheres da UC na Ciência” estreia com Goreti Sales. A cada mês, será destacado o trabalho profissional de uma investigadora da Universidade de Coimbra.