Mulheres da UC na Ciência: Manuela Ferreira

A investigadora do CNC/UC, Manuela Ferreira, é a convidada de janeiro da rubrica Mulheres da UC na Ciência.

Ana Bartolomeu
Marta Costa
02 janeiro, 2023≈ 2 mins de leitura

© UC | Ana Bartolomeu

Cresceu com muito contacto com a natureza e sempre teve a curiosidade de observação. Manuela Ferreira recorda que ganhou o gosto pela área da Bioquímica e da Biologia cedo. “Sempre fiz perguntas e para responder, ia à biblioteca mas não encontrava as respostas – não tinha os artigos científicos que me dessem as respostas”. Entrar numa área que lhe desse os alicerces “para construir as perguntas e dar resposta a essas perguntas” foi o caminho natural.

“A ciência deu-me as ferramentas para alcançar o que os nossos sentidos não alcançam”, defende a investigadora do Centro de Neurociências e Biologia Celular da Universidade de Coimbra (CNC/UC).

Hoje, Manuela Ferreira lidera a investigação em imunometabolismo das barreiras do corpo e foca “essencialmente na barreira intestinal”. Quer perceber “como é que factores da dieta influenciam o sistema imunitário da barreira intestinal, como é que certos micro nutrientes, por exemplo, regulam o desenvolvimento de células imunitárias, que fazem parte desse mecanismo de defesa”, explica.

Não se considera imunologista mas sim bióloga e bioquímica, mas, no âmbito da sua investigação hoje, vê a imunologia como "uma área muito importante e que deu sempre resultados e grandes passos para a Humanidade em termos de sobrevivência", defende.

Eis o que pode fazer:

Manuela Ferreira licenciou-se em Bioquímica na Universidade de Coimbra, onde obteve o grau de doutoramento em 2010 pelo seu trabalho no Cancer Research UK, sob a supervisão de Fiona M. Watt. Fez parte do laboratório de Henrique Veiga-Fernandes em Lisboa (iMM e Fundação Champalimaud) entre 2010 e 2020 como bolseira pós-doc. As suas contribuições inovadoras destacam-se nas áreas da biologia epitelial da imunologia, tendo várias publicações em revistas de grande impacto, tais como Science, Cell, Nature Genes & Development e Cancer Research.

Assegurou com sucesso fundos nacionais e internacionais muito competitivos, FCT e "la Caixa", e recebeu vários prémios de prestígio, como EMBO, Society for Mucosal Immunology (USA) e Mulheres na Ciência. Promove ativamente a transferência de conhecimento através da supervisão de estudantes de licenciatura, mestrado e doutoramento. Manuela Ferreira leciona ainda em cursos avançados de doutoramento e participa em diversas atividades de divulgação de ciência para a sociedade. Tem sido convidada como revisora de artigos e integra o júri de diversas dissertações de graus académicos como arguente principal.

Em 2020, Manuela Ferreira foi apontada como investigadora principal no Centro de Inovação e Biomedicina (CiBB), onde lidera uma equipa que está atualmente a investigar como é que os estímulos ambientais moldam as células imunes e as barreiras corporais no início de vida.