Mulheres da UC na Ciência: Paula Alexandra Silva

Paula Alexandra Silva é investigadora do CISUC - Centro de Informática e Sistemas da Universidade de Coimbra e professora no Departamento de Engenharia Informática da FCTUC. É a convidada de março da rubrica Mulheres da UC na Ciência.

AB
Ana Bartolomeu
MC
Marta Costa
06 março, 2023≈ 3 mins de leitura

© UC | Ana Bartolomeu

Começou a dar aulas muito cedo e viu-se num contexto em que se sentia bem, conta. Já com "a investigação, foi um desafio no início porque o trabalho de um professor é muito diferente do de um investigador". Paula Alexandra Silva deu o salto após andar por muitos lugares. De Inglaterra passou pela Madeira, esteve nos Estados Unidos e na Irlanda. Já esteve em universidades e em empresas.

"Quando estamos em ambientes muito diferentes a investigação é muito diferente e o ensino é muito diferente. Fui-me fazendo enquanto investigadora e professora, e fui adquirindo experiência. Acabo por vir para o CISUC (Centro de Informática e Sistemas da Universidade de Coimbra) e para o Departamento de Engenharia Informática (DEI) ao ver um concurso que tinha na área «interação humano-computador»", explica.

É uma área que se aplica "a quase tudo e não é fácil de explicar". "O grande objetivo é encontrar um alinhamento entre o que as pessoas querem fazer e a forma como a tecnologia permite dar resposta a isso", conta a investigadora. E pode ser muita coisa: "desde uma simples interface de marcação de consultas num hospital a uma aplicação de chamar um táxi", são muitas as possibilidades da área da informática que trata da interação humano-computador.

O entusiasmo de aliar a tecnologia ao quotidiano caminha lado a lado com a vontade de trabalhar em projetos que façam a diferença na vida das pessoas. Paula Alexandra Silva garante que deve existir um "alinhamento dos objetivos da tecnologia, da sociedade e essencialmente, dos humanos. Sem este alinhamento, uma interface vai ser mais um obstáculo e não algo que vai trazer uma mais-valia ao nosso dia-a-dia". "É sobre esta procura [deste alinhamento] que a minha investigação se situa".

Eis o que pode fazer:

Paula Alexandra Silva é doutorada em Ciências da Computação pela Universidade de Lancaster, no Reino Unido, onde se especializou em Design de Interação Humano-Computador e explorou formas de reter e fomentar a criatividade e a inovação no design de interação e experiência do utilizador. Desde então, os seus interesses de investigação centram-se no design e uso de tecnologia para a saúde e a promoção da atividade física enquanto motor da promoção da sáude e qualidade de vida, em particular destinada a pessoas de idade avançada e com necessidades especiais.

Os seus métodos de trabalho seguem abordagens participativas, de co-design e de design centrado no humano, inspirando-se em métodos provenientes da etnografia para uma melhor compreensão do utilizador e do seu contexto. É apaixonada pelo ensino e pelo trabalho com as/os suas/eus alunas/os.

Atualmente é Professora Auxiliar no Departamento de Engenharia Informática da Universidade de Coimbra, onde leciona Interação Humano-Computador, Design Universal, e Design de Serviços, disciplina que recebeu um prémio de inovação em 2021. No seu desejo constante de contribuir para um futuro onde todos se sentem representados e incluídos, recentemente lançou o INSPIRA, um programa de retenção de talento feminino na Informática. Anteriormente, lecionou em várias universidades nacionais e internacionais e foi também postdoc na Universidade do Havai em Manoa e foi investigadora sénior no Instituto Fraunhofer Portugal, onde criou e coordenou o grupo de Design de Interação Humano-Computador.

É autora ou co-autora de mais de cinco dezenas artigos científicos publicados em conferências e revistas internacionais da especialidade e participa ou participou em mais de duas dezenas de projetos de investigação financiados por agências nacionais e internacionais. É também membro eleito da direcção do Grupo Português de Computação Gráfica e Interacção.