Novo Estatuto Estudante-Atleta da UC demonstra “a importância que o Desporto tem na estratégia da Universidade”

O novo estatuto foi recentemente publicado em Diário da República.

11 outubro, 2016≈ 2 mins de leitura

© UC

A partir de agora os estudantes-atletas da Universidade de Coimbra (UC) podem beneficiar de mais vantagens. O novo regulamento que define o estatuto Estudante-Atleta foi publicado recentemente em Diário da República e define os direitos e deveres dos alunos com prática desportiva.

Entre as novidades do estatuto publicado, está a criação de um quadro de mérito que reconhece “aos atletas com melhor desempenho desportivo o seu mérito” e proporciona “melhores condições, inclusivamente com prémios financeiros”, desvenda o coordenador do Gabinete do Desporto da UC, Mário Santos.

O responsável adianta ainda que a partir de agora existe uma “maior agilização do processo de atribuição do estatuto”, o que permite ao estudante-atleta “usufruir das condições de compatibilização no período de preparação para as competições não só após as mesmas”. Outra novidade é a criação do Observatório do Desporto da UC, com o objetivo de controlar e monitorizar a aplicação do estatuto estudante-atleta na Universidade.

A publicação no novo estatuto em Diário da República surge numa altura de preparação dos Jogos Europeus Universitários 2018, que se vão realizar em Coimbra e é, na opinião de Mário Santos, mais “uma forma de promover a prática desportiva regular e, desta forma, criar as condições para que os nossos estudantes possam aumentar a sua capacidade competitiva, articulando com a Associação Académica de Coimbra essa preparação”.